BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de dez. de 2010

MISSA DO DIA DE NATAL



“Lux fulgébit hódie super nos: quia natus est nobis Dóminus: et vocábilitur Admirábilis, Deus, Princeps pacis, Pater futúri saeculi: cujus regni non erit finis”.

Meus irmãos,

A Missa do Dia de Natal realça a eterna grandeza de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o desenvolvimento de uma cristologia da glória e do senhorio de Cristo, antecipado na sua preexistência divina.

Jesus assumiu nossa condição humana pela encarnação, para termos acesso ao seu bondoso e grandioso filho Jesus Cristo, conforme nos exorta a Antífona da Entrada: “Um filho nos foi dado”, ou mais atento à profecia de Isaías: “Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado! O poder repousa nos seus ombros. Ele será chamado ‘Mensageiro do conselho de Deus’” (Is 9,6).

Esta Missa é considerada a Missa do Glória que irrompeu na noite venturosa de ontem, cantando com todo entusiasmo: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade”, e se prorrompe pela aurora do dia, o alvorecer de um novo tempo, quando a partir do estábulo de Belém dá-se início à Boa Nova, ao plano de salvação do Pai, a vida em plenitude na caridade fraterna que Cristo veio instaurar, o seu Reino de Amor.

O Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós: é a manifestação do Cristo. Cristo é um ato de comunicação de Deus, é a sua Palavra. Para o autor da Carta aos Hebreus, Jesus é a Palavra definitiva de Deus, depois de tantas palavras provisórias, incompletas, que nos vieram pela boca dos profetas do Antigo Testamento.

Meus Irmãos,

O Evangelho proclama de maneira grandiosa a glória do Cristo. No começo era a Palavra e essa Palavra é aquele que veio ao mundo, mas este não O conheceu. Aquele que tomou nossa natureza, tornando-se mortal como nós, exatamente nessa condição carnal, na sua doação até à morte, manifestou-se-nos a glória de Deus, que também é seu ser, que é amor. Assim nos foi proporcionado um encontro com Deus mesmo. Tudo o que foi é e será comunicação de Deus. Jesus o é desde o começo.

Assim, cantemos com Dom Hélder Câmara, o profeta de nosso tempo, que tanto bem fez à Igreja e ao povo, o pai dos pobres, cantemos o resumo da festa deste dia, que é abrilhantado pela penumbra da noite venturosa de ontem, rememória de Belém:

“É verdade, Senhor,

É noite sobre o mundo,

É mesmo meia-noite sobre o mundo.

Mas, como esquecer que Teu Filho

Quis Nascer à meia-noite?

Se Ele temesse as sombras

Teria preferido nascer ao meio-dia.

Preferiu a meia-noite

Porque ele sabe

Que quanto mais negra à noite

Mais bela é a aurora

Que Ela carrega no seu seio”.

Deixemos brilhar a noite venturosa para que este dia esplendoroso seja em nossa vida um dia especial, porque nasceu o Salvador, o Redentor do gênero humano: “Ele veio... para dirigir nossos passos nos caminhos da paz” (Lc 1,79).

Diante do Divino Infante, reclinado no presépio de Belém, nascido na eternidade do Pai celeste e de Maria Santíssima na Terra, deixemo-lo nascer em nossas almas pela graça, para que um dia nasçamos, também, para a vida gloriosa no Céu.

Caros irmãos,

Não apenas recordamos o fato do nascimento de Jesus Cristo, mas o celebramos, isto é, o tornamos presente, o fazemos perto de nós, o fazemos fato nosso, hoje, dia de Natal, que é tanto de Deus quanto nosso, porque nascemos para a vida divina na vida humana de Deus. Deus nasce na carne humana para que tenhamos a vida de Deus e desabrochemos em plenitude as sementes de eternidade que todos trazemos dentro de nós!

Natal é encontro feliz.

Natal é encontro simultâneo do tempo e da eternidade; da terra e do céu; Deus e criatura humana. O tempo Jesus-homem na eternidade de Cristo Deus. Por isso, os anjos cantam a felicidade das criaturas que tiveram a benevolência do Senhor. A glória divina se une para sempre à esperança humana.

A paz é a plenitude de todos os bens. Hoje nasceu para nós, na gruta de Belém, o Sumo Bem, o Bem Universal que traz a salvação, que é a realização plena da paz sempre desejada, procurada e sonhada.

O Natal é a festa do Sim. Somos chamados a darmos um Sim a Deus, um Sim a Jesus-Deus que nasce homem, enquanto homem que recebe a chance da vida divina.

Deus deixou a cada um de nós a opção de dar uma resposta afirmativa ou negativa. Podemos aderir à vida que Cristo trouxe ou a morte.

Assim é Natal, quando o sorriso pacífico do Menino amansa o homem violento. Sempre de novo se fará Natal, para que a santidade do Menino envergonhe nossos pecados; sempre de novo se fará Natal, para que a vida divina, as sementes da imortalidade, renasça no coração da criatura humana, marcada pela morte.

Natal: festa do nascimento da Vida.

Natal: festa do nascimento do Amor.

Natal: festa do nascimento da Paz, plenitude de todos os bens.

Natal: seja a festa do nosso Sim ao Deus Menino!

O Natal é a grande festa do amor de Deus por todos nós, seus filhos.

Este menino nascido na pobreza de uma gruta é o Filho de Deus, na mesma substância do Pai, “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”, conforme professamos nossa Fé. Hoje Ele nasceu no tempo. Entrou na história humana, mesmo já existindo antes do tempo. Ele é o Verbo encarnado!

Natal é a festa do Amor, porque Deus amou tanto o homem que deu o seu Filho unigênito.

Natal é a festa por excelência do acolhimento. Sem acolhimento não pode haver comunicação. Sem comunicação não há comunhão. E o Natal é a celebração da comunhão com Deus, que se faz criatura humana e se doa para que a criatura realize o seu anseio natural que é a contemplação de Deus.

Meus irmãos,

Roguemos ao Deus Menino por nossas famílias e pela nossa Pátria, erguida à sombra da Santa Cruz. Que nosso País, ao libertar-se da catastrófica decadência moral e apostasia que assola nossa sociedade, volte a viver dias de Fé, serenidade e de união, como outrora. E com o nascimento do Cristo a esperança vença o medo e a confiança nos fortaleça a trabalhar pela restauração na terra do senhorio do Amor e da Paz. Amém!

Feliz Natal a todos! Que Jesus renasça em nossos corações e nos faça santos e evangelizadores, como lídimos arautos de seu Natal e testemunhas de seu Amor.

Padre Wagner Augusto Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário