BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de dez. de 2010

É o noivo que recebe a noiva - Vera Lúcia

8 de Janeiro de 2011

Evangelho - Jo 3,22-30

É o noivo que recebe a noiva. O amigo do noivo enche-se de alegria.

Este Evangelho narra que Jesus foi para uma região próxima do lugar onde estava João Batista, e os dois batizavam. Um judeu quis jogar um contra o outro, numa discussão com os discípulos de João, a respeito dos dois batismos. É bom lembrar que estamos no comecinho da vida pública de Jesus, e João era muito mais conhecido e querido do povo do que Jesus.

Mas João teve uma saída genial, através da comparação com a festa de casamento. O amigo do noivo prepara a festa para receber a noiva, mas não é ele que recebe a noiva, e sim o noivo. O amigo fica ao lado, e enche-se de alegria ao ver o encontro dos dois. Jesus é o noivo, o povo é a noiva e João Batista é o amigo do noivo que prepara a festa de encontro dos dois. Agora que os dois se encontraram, isto é, o povo já está se reunindo em torno de Jesus, é hora de João ficar de lado, pois a sua missão terminou. Por isso que João disse: “É necessário que ele cresça e eu diminua”.

Nós cristãos, quando exercemos a nossa missão profética, somos esse amigo do noivo. Nós preparamos o encontro do povo com Deus, mas quando esse encontro acontece, nós ficamos de lado, pois o objetivo do nosso trabalho é unir as pessoas com Cristo, não conosco.

Quantos “casamentos” acontecem, preparados e articulados pelos amigos do noivo, que é Cristo! Os cristãos líderes não querem o povo em torno de si, mas de Cristo e unidos na Igreja. Que aprendamos de João Batista a ser bons líderes cristãos!

O capítulo seguinte (Jo 4) nos trás um caso parecido. A samaritana encontra-se com Jesus no Poço de Jacó, fica entusiasmada por ele, vai até a cidade e conta para o povo que lá no Poço está um homem maravilhoso que, na opinião dela, é o Messias. Os samaritanos da cidade vão ao Poço conferir.

“Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus por causa da palavra da mulher que testemunhava: ‘Ele me disse tudo o que eu fiz’. Os samaritanos foram a ele e pediram que permanecesse com eles; e ele permaneceu lá dois dias. Muitos outros ainda creram por causa da palavra dele, e até disseram à mulher: ‘Já não é por causa daquilo que contaste que cremos, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Salvados do mundo” (Jo 4,39,42).

O amigo do noivo enche-se de alegria, quando vê o povo virar as costas para ele e reunir-se em torno do noivo. A samaritana é essa amiga do noivo.

Ícaro é um personagem mitológico, surgido na Grécio, mais de mil anos antes de Cristo. Ele era um jovem e seu pai se chamava Dédalo.

Um dia, os dois foram presos por ordem de Minos, rei de Creta, e encerrados no Labirinto.

Mas os dois foram criativos. Fizeram asas para si, com penas de aves, e fugiram voando.

Mas Dédalo recomendou ao filho: “Cuidado! Lembre-se de que nós colamos as penas com cera de abelha. Por isso, não voe muito alto, porque assim você se aproxima do sol e o seu calor poderá derreter a cera!” E começaram a voar.

Lá na frente, Ícaro ficou maravilhado por estar nas alturas, e voou alto demais. Aproximou-se do sol, a cera derreteu-se e ele caiu no mar, que hoje tem o seu nome: Mar Icário, que fica na Ásia Menor.

A lenda, entre tantas outras mensagens, chama a nossa atenção para as virtudes da humildade e da prudência. Quanta lágrima corre no mundo por causa do exagero em querer “subir na vida”!

Maria Santíssima, através do seu hino Magníficat, mostrou-se uma humilde profetiza. Que ela nos ajude a cumprir bem a nossa missão profética.

É o noivo que recebe a noiva. O amigo do noivo enche-se de alegria.

Vera Lúcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário