BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de dez. de 2010

Jesus curou muitos doentes

20 de Janeiro –

Evangelho - Mc 3,7-12

Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!'
Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

OS MILAGRES DE CRISTO

Como Ele curava

O missão de Jesus foi de cura e portanto, realizou inumeráveis milagres.
Jesus com o seu ensino procurou alcançar a mente do homem; com a proclamação do evangelho no seu coração.
Mateus, diz que Jesus curava todo tipo de doença ou enfermidade.
Com isso, Mateus diz que Jesus curava tanto as doenças do corpo quanto, as da mente e também as enfermidades espirituais. Ou seja, que Jesus curava tanto uma lepra, reumatismo, tumor, enxaqueca, câncer, neurose, esquizofrenia como também aquelas doenças na qual existe evidente perturbação espiritual. O espectro da cura de Jesus era amplo e irrestrito.
Quando usamos a expressão Jesus curava, não queremos dizer que Jesus perdeu o poder de curar. Mas queremos enfatizar que Jesus exerce o seu poder de cura através do passado, do presente e do futuro. Independente da medicina que é uma ciência de cura na terra, uma graça de Deus para a humanidade e que está em constante evolução, para Jesus não perecia existir um limite, ou seja, Jesus curava até aqui, ali ou além, uma cura maravilhosa e plena.
Ao falarmos de cura, estamos nos referindo ao dom de cura. Porque acreditamos que este dom não ficou restrito aos apóstolos. Pensamos que hoje, podemos ser capazes de curar, porque Ele disse "Se tiveres fé, podereis fazer tudo o que eu faço”.
Para muitas pessoas falar em cura soa como uma coisa completamente estranha à vida do homem que tem amor pelo seu próximo e à sua vida. Porém, como já nos advertia Jesus nos evangelhos: "o servo não é maior (nem melhor) do que o seu Senhor."

Entre as técnicas (se assim podemos falar) de cura utilizadas por Jesus, podemos dizer antes de tudo, que Ele era uma divindade, ou seja, possuidor de conhecimento pleno, no que a mente humana pode alcançar, compreendia e manipulava a natureza e suas leis, tinha uma profunda compreensão da mente humana e de sua fragilidade, associada a uma extrema compaixão com os seus sofrimentos. Entretanto, observando o Evangelho podemos deduzir que Ele curava de diversas maneiras ou mesmo fazendo uma associação de diferentes métodos de cura, de acordo com a situação.

MECANISMOS DE CURA:

No que tange a compreensão do processo de cura, acreditamos que primariamente ocorre uma mudança energética no corpo físico e mental do enfermo, transferida pelo curador, mas largamente facilitada pelo próprio enfermo, através do mecanismo facilitador da fé, esta mudança se faz por uma complexa passagem fluídica do curador para o doente, pelo magnetismo, ou seja, há uma transfusão de uma parte da energia do próprio curador para o doente, ou pela utilização da energia fluídica universal, manipulada (se assim podemos dizer) pelo curador. Não queremos dizer com isso que Jesus curava por esses mecanismos, não estamos aqui para analisar a divindade do Mestre, incompreensível para nós, pois temos certeza que Ele usa e usava recursos infinitamente mais elaborados, pela sua superioridade incontestável.

1º - Cura pela imposição de Suas mãos com ou sem toque: geralmente sobre a cabeça ou fronte, podendo ser em partes do corpo como pernas ou braços.

2º - Cura pelo uso da fé dEle: a fé de Cristo transcende a nossa compreensão, pois sendo Ele o próprio representante de Deus na terra, tudo Lhe é possível, com sua força redentora de Deus em todos nós. Como consta em Marcos 1:40-45, Mateus 8:1-4 e Lucas 5:12-15.


3º - Cura pela fé do próprio doente: percebemos assim que a fé não é uma virtude mística, mas sim uma força atrativa, de assimilação e de aceitação e que não implica em saber os mecanismos científicos que justifiquem a cura ou o milagre, mas quando o enfermo não a tem, opõe uma resistência, uma força repulsiva, que pode fazer toda a diferença, essa força contrária mental podemos chamá-la de dúvida, de medo. Alguns pela indiferença podem apresentar uma força de inércia ou apatia, que também não contribui para o sucesso da cura. É necessário querer muito, estar disposto à cura. Como consta em Lucas 17:11/19, quando Jesus curou (10) dez leprosos de uma só vez, porque eles solicitaram a Sua cura, pois eles disseram em alta voz: "Jesus tem compaixão de nós"

4º - Cura pela fé de um intermediário: uma terceira pessoa que amasse o enfermo e muito o queria vê-lo curado, podendo ser um parente ou amigo, poderia desencadear o processo de cura. Este fato corrobora a idéia de que orar a Deus por alguém pode promover uma cura. Como consta em Marcos 5:35-43 e Lucas 8:49-56.

5º - Cura pelo poder da palavra: outro atributo muito importante na cura que Jesus utilizava era o poder da palavra, pela Sua autoridade como representante de Deus. Quando Jesus curou um ser que tinha sua mão atrofiada Ele disse apenas: "estenda a mão" ele a estendeu e ela ficou sã como a outra. Como consta em Mateus 12:9-13, Marcos 3:1-6 e Lucas 6:6-11.

6º - Cura pela emanação de fluídos: através de Seu corpo Jesus transbordava amor, acreditamos também que pela Sua sabedoria e Sua extrema bondade, um simples toque em suas vestes ou em seu corpo, mesmo sem a Sua autorização, poderia promover uma cura instantânea, pela Sua constante emanação de fluidos de regeneração, como mostra a passagem da mulher do fluxo de sangue (Mateus 9:20-22).

7º - Cura pelo poder da Presença: muitas pessoas que questionam as curas de Jesus ou pelo menos parte delas, remontam a idéia que o Mestre não tem mais o poder de cura, porque materialmente falando não se encontra mais entre nós, ou seja, na carne. Mas a obra continua, é a questão da continuidade, esquecem-se de que muito depois da "morte" dEle, os apóstolos Pedro, João e Paulo, etc., também curavam mesmo sem a presença física de Jesus, pelo poder da presença de Deus dentro deles, isto pode acontecer mesmo hoje entre nós, aqueles que acreditam e através da palavra determinarem, podem também curar. O lenço de Paulo"curava", a sombra de Pedro "curava" e Pedro ressuscitou Docas, a costureira, Atos - cap 09. Você pode ser um apóstolo de Jesus, para tanto, ou seja, ser um apóstolo de Jesus é necessário ter fé e fazer renascer o Cristo dentro de você.

8º - Cura pelo poder do nome dEle: Muitas pessoas que estão passando por uma dificuldade iminente, correndo risco de vida até, sendo obsedadas, acometidas de aflição súbita, pânico, relatam que ao verbalizarem o nome de Jesus, pedindo sua intervenção imediata, o mal estar regrediu e a sensação de opressão desapareceu instantaneamente. Existem inumeráveis situações onde se proferindo o nome de Jesus Cristo a influência do inimigo subitamente perde o efeito, haja com fé e certeza, pois o Seu nome transcende a nossa compreensão e Sua verbalização evoca todo um mecanismo de proteção e ajuda.

9 º - Cura pelo poder da Autoridade: Jesus era (e é) uma autoridade na cura e na execução de milagres, quando Ele chegava em determinado vilarejo sua reputação já era largamente conhecida, isso de certa forma já facilitava a obtenção da cura, pois as pessoas doentes que a Ele se chegavam, em seu íntimo já tinham a convicção do sucesso após o encontro a que se propunham. Isso nos faz pensar sobre a questão da glória (da honra de Deus que Jesus trazia consigo como selo).

Uma observação importante que nos faz meditar sobre o mecanismo da cura e de sua manifestação ou concretização, é que Jesus fez muito pouca cura na sua cidade onde cresceu, mas fez curas fenomenais fora de seu berço e sua fama era imensamente reconhecida em lugares longínquos... e que nos faz lembrar de um dito popular, "Santo de casa não faz milagre". Muitas vezes precisamos sair de nosso berço natal para sermos reconhecidos como profissional, como pessoa, como cidadão, etc.

10º - Cura pelo uso da saliva: Na passagem bíblica onde Jesus curou um surdo-mudo, há um momento em que Ele toca a língua do doente levando saliva de Sua boca e que juntamente com os outros procedimentos, levaram à cura. Notamos neste caso que Jesus manteve-se cauteloso com relação às possíveis interferências do ambiente, pois retirou o enfermo da balbúrdia da multidão e dirigindo-se a um canto mais tranqüilo, realizou o Seu procedimento de cura, afastando totalmente a possibilidade de insucesso, pela interferência de forças contrárias, como a desconcentração ou energias deletérias emanadas do aglomerado humano (multidão). Marcos - cap. 07, ver 32 à 37.

11º - Cura à distância: a cura do filho do centurião é considerada uma típica cura à distância, quando Jesus diz: "Eu irei curá-lo", Ele o faria à distância, pois contava com um fator muito forte que era a fé do centurião que em seu trabalho ordenava as coisas e elas aconteciam, sabia ele que se Jesus ordenasse, aconteceria. Podemos também classificar esta cura como uma cura pela fé de um intermediário.

12º - Cura pela repreensão da doença: Homem possuído " Cala-te e sai desse homem e o espírito saiu agitando-se violentamente e bradando em alta voz". Marcos - cap. 01, ver 21 à 27. A passagem Homem de Betesda em João cap. 05, ver 01-17 existe um processo similar que simplesmente nega a existência da doença.

13º - Cura pelo uso da terra: como consta em João 9:1-41. Havia um cego de nascença, que chamou a atenção dos apóstolos que questionaram a Jesus que o fato dele ter nascido cego era culpa dele mesmo ou culpa de seus pais, Jesus conhecedor do processo da alquimia do elemento terra, aproximou-se do doente e cuspindo no chão, preparou uma pasta (tipo um lodo) com a terra do local, colocou essa mistura nos olhos do cego e solicitou-lhe que fosse até uma determinada piscina que ficava próximo (piscina de Siloé) e lá lavasse seus olhos na água para remoção da poção. Assim fez o homem e subitamente começou a enxergar.

14º - Cura pelo toque: muito parecida com a cura pela imposição das mãos, neste caso diferindo, sem impor as mãos sobre uma superfície corporal, mas sim com toque mais breve.

15º - Cura pelo poder do merecimento: A definição de mérito ou merecimento é a qualidade que torna alguém digno de prêmio ou castigo. Por isso acreditamos que quando muitas pessoas dizem que têm pedido a Deus ou a Jesus uma graça e ainda não a obtiveram, independente da fé, pensamos que ela esteja enquadrada nesta condição ou limitação, muitas vezes achamos que algo poderia ser bom para nós, mas aos olhos de Deus, não nos seria proveitoso naquele momento, poderíamos dela fazer mal uso ou, simplesmente não merecemos tal graça devido ao nosso grau de comprometimento perante a vida. Continuemos a esperar em Cristo...

16 - Milagre da materialização: consideramos praticamente todas as multiplicações dos pães, dos peixes e a transformação da água em vinho, como milagres de materialização.

vide neste site página: Outros Milagres

A AUTORIZAÇÃO

A Cura dos Apóstolos

A autoridade também forma a base para se ministrar a cura. Jesus é capaz de delegar Sua autoridade a outros, de maneira que eles possam ministrar a cura em Seu nome, sendo iniciados por Ele.

Jesus Cristo mandou Seus discípulos curarem os enfermos:

Lucas 9:1 - Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças.

Marcos 16:16-18 - Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.


E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

Mateus 10.1

Um verdadeiro discípulo de Jesus hoje deve ser semelhante ao do passado:

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;

João 8.31

Os milagres de cura se manifestam em todo lugar:

Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda!

Atos 3.6

Jesus comissionou todos os que crêem, de todas as nações, para curar os enfermos:

Certamente, os verdadeiros crentes nunca mudaram. Jesus disse:

Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;

João 14.12

E, tudo que pedires em oração, crendo, o recebereis.

Mateus. 21:22

Creiamos então! Confiemos em nosso Deus, pois Ele é grandioso, superior a tudo e a todos, nenhum espírito de doença e maldição estará entre nós.

"De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, afim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles."

Atos - cap. 05, ver 15

Também das cidades vizinha de Jerusalém afluía muita gente, trazendo os enfermos e os atormentados por espíritos imundos, e todos eles eram curados.

Atos - cap. - 05, ver - 16

Milagre do Apóstolo Paulo

"Acontece que um moço chamado Êutico que estava sentado numa janela, foi tomado de um profundo sono, enquanto Paulo ia prolongando seu discurso. Vencido pelo sono caiu do 3º andar a baixo, e foi levado morto. Paulo desceu, debruçou sobre ele, tomou-o nos braços e disse:" Não vos perturbeis, porque a sua alma está nele". Então subiu, partiu o pão, comeu e falou-lhes largamente até o romper do dia. Depois partiu. Quanto ao moço, levaram-no dali vivo, cheio de consolação."

Atos - cap. - 20, ver - 9 à 12.

Paulo confiou, não se abateu, isto prova a sua fé, e o moço ressuscitou.

Os Milagres de Jesus - Todos os direitos autorais - Copyright 2007

WebDesigner Flávio Silveira de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário