BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de dez. de 2010

Genealogia de Jesus Cristo-Missionários Claretianos


Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

3ª Semana do Advento

Santos do Dia: Bega de Andenne (abadessa), Briaco da Bretanha (eremita), Eigil de Fulda (abade), Estúrmio de Fulda (abade), Floriano, Calanico e Companheiros (mártires de Gazza), João da Mata (presbítero, fundador dos Trinitários), Judicael da Bretanha (rei), Lázaro de Betânia (personagem bíblico do Novo Testamento, amigo de Jesus), Olímpia de Constantinopla (viúva, diaconisa), Teta da Inglaterra (abadessa), Tydecho do País de Gales (abade), Vivina de Grand-Bigard e Iolanda (virgens).

Primeira leitura: Gênesis 49,2.8-10
O cetro não será tirado de Judá.
Salmo responsorial: Sl 71 (72), 2. 3-4ab. 7-8. 17 (R/. cf. 7)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelho: Mateus 1,1-17
Genealogia de Jesus Cristo.

Nos tempos de Jesus, o lugar de origem era importante para conhecer uma pessoa. Mateus compõe a genealogia de Jesus em três grupos de catorze gerações, e a de Jesus será a definitiva, o cumprimento do tempo esperado. Com isso quer demonstrar que Jesus é o filho de Davi e o Messias esperado.

Pretende inscrever sua vida na historia de seus ouvintes, provenientes do judaísmo. Jesus é o depositário de toda ação histórica de Deus para com Israel, é o Messias esperado, de quem João preparara o caminho. Mateus coloca Jesus ao lado de outros que, em seus momentos, defenderam profundas mudanças na vida de Israel.

E agora ele está definindo a mudança. A esposa de José, Maria, não pertence à dinastia apresentada pelo evangelista, mas Deus trabalha para fazer nascer dela a esperança de um povo em busca do amor e da justiça. Nela Deus está ligando sua ação passada com uma nova ação, a criação de uma nova estirpe e de um novo reinado.

A lógica da ação de Deus se manifesta em um povo e personagens simples. Como é a ação de Deus em minha vida a partir do conhecimento e seguimento de Jesus Cristo?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário