BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de dez. de 2010

Nascimento de João Batista-Missionários Claretianos


Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

4ª Semana do Advento

Santos do Dia: Dagoberto II da Austrásia (rei, mártir), João Câncio (presbítero de Cracóvia), João de Kety (presbítero, mártir), Maria Luísa (carmelita, filha do rei Luís XV da França), Mazota de Abernethy (virgem), Migdônio e Mardônio (mártires da Nicomédia), Sérvulo de Roma (era um paralítico), Teódulo, Saturnino e Companheiros (mártires de Creta), Thorlakur Thorhallsson (bispo de Skalholt), Vitória e Anatólia (virgens, mártires de Sabina).

Primeira leitura: Malaquias 3,1-4.23-24.
Eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor.
Salmo responsorial: Sl 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 (R/. Lc 21, 28)
Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
Evangelho: Lucas 1,57-66.
Nascimento de João Batista.

Na primeira leitura, Malaquias fala de Elias, profeta que viria para anunciar a seu povo a chegada dos tempos messiânicos. Os evangelistas identificam este profeta que viria com João Batista. Lucas narra o nascimento de João (“Deus é favorável”) em uma família sacerdotal. Somente no momento da circuncisão e da imposição do nome, Zacarias volta a falar. Ele que não acreditava na promessa de Deus, agora a reconhece diante da sua realização.

A criança nasce de uma mulher estéril; o menino é dom de Deus e é chamado a ter uma missão junto ao povo de Deus: ser o profeta precursor do Messias, ser o que vai aplainar seus caminhos, que vai chamar à conversão e nos apresenta o esperado. João vai introduzir outro tipo de rei. É ele quem anuncia a vinda imanente do reino verdadeiro e definitivo.

Deus prepara os elementos que vão dar vida ao momento culminante da história da salvação. A ação de Deus dentro da história humana se desenvolve para incluir nela a história de salvação. Estamos descobrindo o caminhar de Deus por nossas vidas? Como estamos nos preparando para aceitar com realidade a vinda do reino verdadeiro?

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário