BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

22 de dez. de 2010

MISSA DA NOITE DE NATAL


“Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!”.

Irmãos e Irmãs,

Vivemos nesta noite santa o mistério da encarnação. A liturgia nos demonstra que o centro da celebração desta venturosa noite é o Evangelho, com o anúncio do nascimento do Salvador.

São Lucas esboça a situação histórica: ocupação romana, recenseamento, viagem de José e Maria para sua cidade de origem – Belém, cidade de Davi, em circunstâncias dificílimas e com grandes percalços, o nascimento da criança que é colocada numa manjedoura, por não haver lugar na hospedaria da cidade. A salvação, a partir do relato, manifesta-se lá, naquele lugar pobre, reclinado numa manjedoura.

Os olhos do mundo não poderiam acreditar: naquele lugar pobre, mas de sincero aconchego, é o Deus forte e invencível quem se faz humilde como os humildes, pobre como os pobres, anunciando a salvação e a redenção pela encarnação.

As testemunhas do teatro da encarnação foram como que escolhidas a dedo pelo anjo do Senhor: os que viviam à margem da sociedade, os que não eram socialmente identificados: pobres pastores. Devem procurar o Salvador, cujo sinal de reconhecimento é sua pobreza, que o identifica com eles: envolto em panos, numa manjedoura. Para dar sinal de veracidade a todo esse teatro da salvação, os coros celestes juntam sua voz à do arauto e entoam o portentoso hino: “Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade”.

Meus irmãos,

Nesta noite santa, relembramos a promessa do povo do antigo testamento que, desde outrora, esperava o nascimento do rei prometido, aquele que, finalmente, faria valer os interesses de Deus, cuidando do bem-estar do povo, dando-lhes paz e segurança, fazendo justiça. Aqui está a síntese dos anseios do povo eleito que esperava o Messias para que se cumprissem as escrituras.

Desde ontem, todos nós aguardamos esta esperança: “Quando é que Deus virá nos visitar? Quando nascerá a luz desse dia?”.

Noite do nascimento do Salvador é noite de pobreza, de contemplar o cotidiano do homem e da mulher que sofrem e padecem da fome de comida e da fome de dignidade. E o nascimento é o momento em que se irrompe a luz que brilha na escuridão, anunciando aquele que vem visitar nossa casa, o Salvador.

A Boa Nova é para os pobres e para todo o povo. Os pastores representam os que acreditavam nas promessas de Deus, lá no fundo de suas almas. Eles recebem a notícia e logo se põem a caminho de Belém para verem aquilo que lhes foi comunicado.

Meus irmãos,

Um Menino pobre que nos torna rico é o maior presente que recebemos nesta noite santa.

Duas coisas escandalizavam os contemporâneos de Jesus: o fato de ser homem, declarar-se Deus, e, ainda mais, sendo pobre, declarar-se Messias, ou seja, o Salvador.

Jesus nasceu e renasce para andar no meio dos pobres, estropiados, prostitutas, cativos, desempregados, sem teto, sem caso, sem dignidade, doentes, marginalizados, aidéticos, homossexuais, leprosos, todos aqueles e aquelas que se encontram à margem da sociedade.

Jesus nasce nesta noite, pobre no meio dos pobres, sem o direito de nascer em um local mais digno, humanamente falando. Nasceu “sem teto”, não teve berço e suas primeiras visitas foram os pastores, a classe dos excluídos.

Irmãos amados,

Celebramos nesta noite venturosa, como os pastores de antanho, o nascimento da Luz admirável que é o Cristo Senhor.

Abstraiamos em nossas almas o teatro da salvação, em Belém, extasiando-nos com a Luz admirável que é o Cristo que nasce para a nossa salvação.

Jesus nasce para salvar nossos pecados e para inaugurar um novo tempo, tempo de graça, tempo de salvação, tempo de santidade e tempo, que se efetivam hoje como um tempo de evangelização, exercendo o papel de missionários e evangelizadores que pelo Batismo nos foi conferido. Na pregação da Palavra estaremos assegurando a edificação de uma sociedade cristã, em que “justiça e paz se abraçarão”.

Esta noite é a noite da evangélica opção preferencial pelos pobres e pelos excluídos.

Deus Menino, que nasce assume a nossa humanidade e redime esta humanidade, vem ao nosso encontro.

Esta noite é à noite da misericórdia. Noite que significa “ter o coração aberto ao miserável, ao necessitado”. Os necessitados somos nós, pecadores, todos, sem exceção.

Nesta noite de Natal Deus abre o seu coração, rico de misericórdia (Ef 2,4) e derrama sobre nós o seu incomensurável amor, dando-nos a plenitude dos bens, seu Filho, encarnação da misericórdia divina. Misericórdia que é para nós perdão e graça, santificação e vida.

Assim, abrindo nosso coração, esta noite é a noite da Alegria. Nesta noite não há espaço para tristeza, porque nasceu vida, uma vida que destrói o medo da morte e traz a felicidade da comunhão com Deus. Ninguém está excluído dessa felicidade.

Exulta de alegria o santo, porque hoje a santidade é oferecida em abundância a todos.

Exulta o pecador, porque Deus lhe oferece a facilidade do perdão na ternura de uma criança.

Esta é a noite da fraternidade. O Filho de Deus se fez nosso irmão e nós nos tornamos filhos do mesmo Pai, irmãos e irmãs em Cristo (Mt 23,8-9). Por isso, cantamos com Maria: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque grandes coisas fez o Todo-poderoso” (Lc 1,46-47).

Que esta noite santa seja a noite da Paz em que, no presépio, reúne pastores e reis, animais e plantas, a terra e as estrelas, num silêncio reverente, e adorem todos a Paz que veio a este mundo!

Cantemos, com renovado entusiasmo: “Glória in excelsis Deo!”.

Nesta noite venturosa nasceu o salvador, assumiu nossa humanidade, venceu o pecado e anunciou a paz e o amor!

LAETO CORDE NOVOQVE CANTO CHRISTVM NATVM ADOREMVS! - De coração alegre e com novo cântico adoremos o Cristo Nascido! Amém!

Padre Wagner Augusto Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário