Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
3ª Semana do Advento
Santa Luzia, Virgem e Mártir (Memória).
Outros Santos do Dia: Alberto de Cambrai-Arras (bispo), Antíoco de Sulcis (mártir), Arsênio de Monte Latro (monge), Columba de Terryglass (abade), Edburga de Thanet (virgem), Eustrácio, Auxêncio, Eugênio e Companheiros (mártires), Judoco de Piccardy (presbítero), Odila de Hohenbourg (abadessa), Pôncio de Belley (bispo), Ursicino de Cahors (bispo).
Primeira leitura: Números 24,2-7.15-17a
Uma estrela sai de Jacó.
Salmo responsorial: Sl 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R/. 4b)
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
Evangelho: Mateus 21,23-27
Donde vinha o batismo de João?
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo perguntam pela autoridade de Jesus e agiam por inveja ao ver Jesus ensinar no Templo. Jesus enfrenta diretamente o judaísmo oficial e se nega a responder a uma pergunta, sabendo que uma palavra não poderia convencer quem se opôs a todo seu ministério com uma atitude incrédula e negativa.
Eles o provavam e buscavam uma oportunidade para condená-lo. O tema central é a autoridade: o povo, ao escutar Jesus, reconhece sua autoridade, ainda que não saibam que é o Filho de Deus. Jesus põe uma condição para responder, e os desmascara, coloca-os em apuros e faz com que fiquem patentes suas más intenções.
A condição de Jesus leva à pergunta sobre a origem do batismo de João Batista. Recordemos que este personagem é tema central do Advento. O batismo de João procedia do céu e convidada à conversão. Perguntemos hoje se realmente estamos proclamando nossa profissão de fé em Jesus, testemunhada a partir de um compromisso em defesa da vida. Reconhecer a autoridade de Jesus é crer nele e em tudo que implica seu projeto de vida.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário