BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de jan. de 2011

O Filho de Deus tem poder de perdoar pecados - Padre Queiroz.

SEXTA-FEIRA 14/01/2011

Mc 2,1-12

Este Evangelho narra a cura do paralítico descido pelo telhado. Nele Jesus nos dá um grande ensinamento: a cura da alma é mais importante que a cura do corpo, e ele pode fazer as duas coisas. Outro ensinamento é que a cura do corpo dá credibilidade à cura da alma.

Ao ver a fé daqueles homens, manifestada no esforço de colocar o paralítico perto dele, Jesus deu ao doente o melhor presente: perdoou-lhe os pecados. “Filho, teus pecados estão perdoados”.

Em seguida, devido à incredulidade dos mestres da Lei, e para provar que tem poder de perdoar pecados, Jesus curou também o corpo do paralítico.

Hoje, a presença de Jesus na terra está multiplicada. Ele está em todas as Comunidades cristãs e em todos os sacrários que tem as hóstias consagradas. E ele está aí presente com a mesma força e poder que manifestava em sua vida pública na Palestina.

Por isso que a Igreja, Corpo Místico de Cristo, continua realizando esses dois milagres de Jesus: a cura da alma e a cura do corpo. A cura da alma supera tanto a cura do corpo quanto a vida eterna supera esta nossa breve vida material.

Na multiplicação dos pães foi a mesma coisa. O que ele queria era mostrar que tem poder de nos dar o pão do céu, que é o seu corpo.

“É bom para vós que eu vá” (Jo 16,7), disse Jesus aos Apóstolos que estavam tristes ao saber que ele ia voltar logo para o céu. De fato, neste sentido foi bom mesmo, porque agora ele está presente, não só na Palestina, mas em todos os lugares. Não precisamos subir em telhados nem viajar muito, para nos encontrarmos com ele.

Quem ama cria sempre um jeito de estar perto da pessoa amada. A Eucaristia e as Comunidades foram criadas por Jesus para isso; são frutos do seu amor a nós, seres humanos de todos os tempos e lugares. Pena que não temos o mesmo amor por ele, aquele amor e aquela fé que levaram aqueles homens a subir no telhado.

Nosso tempo livre é gasto de mil formas, às vezes até em coisas não muito santas, e Jesus fica sozinho nas igrejas. Se o procurássemos com mais freqüência e empenho, certamente receberíamos muito mais graças suas, tanto para a nossa alma como para o nosso corpo.

“E louvavam a Deus.” Era isso que Jesus queria, e é isso que nós também queremos, quando nos propomos a ser seus discípulos e missionários no mundo. O projeto do Reino de Deus, vivido e testemunhado, atrai as pessoas para Deus.

Portanto, duas lições nós aprendemos desta cena do Evangelho: ter fé em Jesus e nos aproximarmos dele, já que está tão pertinho de nós, na Eucaristia e na Comunidade cristã, e presente com a mesma força e dons que ele tinha naquele tempo.

Continuar a presença dele na terra, procurando prestar os dois serviços que ele prestava: à alma e ao corpo, sabendo que é o nosso serviço ao corpo do nosso próximo que dá credibilidade ao serviço à alma.

E aprendemos com os quatro homens que carregaram ao paralítico a amar mais os doentes e ajudá-los, unindo-nos em Comunidade para isso. Para quem tem fé, não existem obstáculos intransponíveis, mesmo que tenha de subir no telhado.

Na prática, que as nossas Comunidades, como o Corpo Místico de Cristo, dediquem-se à catequese, às equipes de liturgia, aos grupos de evangelização espalhados pelos bairros e quarteirões... e também às pastorais sociais: vicentinos, pastoral da criança, dos enfermos, da moradia, da terra e outras, conforme as necessidades de cada lugar.

No tempo de Santo Tomás de Aquino, havia um senhor que gostava muito dos livros dele. Um dia este senhor fez uma longa viagem, para conhecê-lo pessoalmente.

Quando chegou à casa do Pe. Tomás, este o recebeu muito bem e, após um lanche, foi mostrar-lhe a casa.

Depois que percorreram a casa toda, o homem ficou intrigado e perguntou: “Pe. Tomás, de onde é que o senhor tira tantos conhecimentos? Onde está a sua biblioteca?”

O Pe. Tomás o levou até a capela, apontou para o sacrário e disse: “Aí está a minha biblioteca”.

Além de curar o corpo e a alma de quem se aproxima dele, Jesus partilha os seus próprios dons, entre os quais se destaca a sabedoria.

S. Paulo diz a mesma coisa, com outras palavras: “Os judeus pedem sinais, os gregos buscam sabedoria; nós, porém, buscamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus” (1Cor 1,22-24).

Peçamos a Maria Santíssima, aquela que pisou a cabeça da serpente, que nos ensine a amar mais o seu Filho e a nos aproximar dele, para que cure a nossa alma e o nosso corpo, e para que sejamos continuadores dele no mundo.

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário