BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de jan. de 2011

Semana da Epifania - Missionários Claretianos

Sábado, 8 de janeiro de 2011

Santos do Dia: Adelmo de Wells (monge, bispo), Alberto de Ratisbona (bispo), Apolinário de Hierápolis (bispo), Ático de Constantinopla (bispo), Cartério de Cesaréia da Capadócia (presbítero, mártir), Eugeniano de Autun (bispo, mártir), Frodoberto de Moutier-la-Celle (abade), Garibaldo de Ratisbona (bispo), Gúdula de Bruxelas (virgem), Luciano, Maximiano e Juliano (mártires de Beauvais), Máximo de Pavia (bispo), Paciente de Metz (bispo), Severino de Nórica (bispo), Teófilo (diácono) e Heládio (mártires na Líbia).

Primeira leitura: 1Jo 5,14-21.

Se lhe pedirmos alguma coisa, ele nos ouve.

Salmo responsorial: 149,1-2.3-4.5 e 6a e 9b (R. 4a).

O Senhor ama seu povo, de verdade.

Evangelho: João 3,22-30

O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo.

O que permanece no fundo desta sessão do evangelho de João é a pergunta pela superioridade do ministério de Jesus, representado concretamente em sua atividade batismal. Os discípulos de João se sentem confrontados ao ver o êxito da ação libertadora de Jesus e sua acolhida por muitos membros do povo.

A resposta de João à queixa de seus discípulos mostra a nobreza que o caracteriza, pois tem consciência de que sua missão e que é diferente da missão de Jesus; sua missão consistiu em preparar o caminho, em ser o precursor do Messias, e não em suplantar ou substituir o Noivo. Ele é amigo do Noivo, o encarregado dos preparativos das bodas.

A importância do testemunho do Batista se encontra em sua capacidade de rejeitar qualquer tipo de inveja e em expressar sua alegria pela presença de Jesus junto ao povo. Jesus é o Noivo, o mediador entre Deus e a humanidade.

É ele que, junto com a noiva (comunidade de cristãos), verdadeiramente, enchem a festa de alegria e vida. O verdadeiro protagonista de nossa ação evangelizadora é Jesus de Nazaré e não nós mesmos; é Jesus quem deve crescer no coração do mundo.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário