BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Toda planta que não for plantada pelo meu Pai celeste será arrancada.

Terça-feira, 2 de agosto de 2011

18ª Semana do Tempo Comum

Santo Eusébio de Vercelli, Bispo (Memória facultativa), São Pedro Julião Eymard, Presbítero (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Basílio, o Bem-aventurado (mártir), Boetário de Chartres (bispo), Estêvão I (papa, mártir), Eteldrita de Croyland (virgem), Máximo de Pádua (bispo), Pedro de Osma (monge, bispo), Plegmundo de Cantuária (monge, bispo), Rutílio da África (mártir), Teódota e seus três filhos: Evódio, Hermógenes e Calista (mártires), Tomás Hales de Dover (monge, mártir).

Primeira leitura: Números 12,1-13
O mesmo, não acontece com o meu servo Moisés, como com os outros profetas. Como, pois, vos atreveis a rebaixar meu servo Moisés?

Salmo responsorial: Salmo 50, 3-7.12-13 (R. 3a)
Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
Evangelho: Mateus 15,1-2.10-14
Toda planta que não for plantada pelo meu Pai celeste será arrancada.

Enquanto os animais possuem instintos e se regem por eles, nós, humanos nos regemos pelo desejo e pela tradição. Vivemos de recordações, fruto de nossas experiências e elas são as bases que nos apontam o caminho a seguir. O ser humano não precisa descobrir cada dia de novo o que deve fazer. Ele encontra respostas na cultura, na memória e na tradição.

A cultura vai se acumulando e vai fazendo parte de nossa vida. A memória, nós apelamos a ela e nos dá a resposta. O problema pode estar na tradição. Em nome da tradição, muitos vivem aferrados ao passado, com medo de mudanças. São os chamados tradicionalistas. Para Jesus, a vivencia da fé não depende de uma tradição fixa, mas do próprio coração. As coisas são puras na medida em que o nosso coração é puro. Aliás, tudo é puro para os puros.

E tudo é impuro para os impuros. O coração puro consegue enxergar as coisas como Deus as vê, e o coração impuro não vê senão impureza em todas as cosias, inclusive nas boas. O bem brota do coração purificado pela ação de Deus ou do Espírito Santo, que é amor, respeito e comunhão. O mal procede de um coração dominado pelo espírito imundo, egoísta e opressor. Nós escolhemos por qual dos espíritos queremos nos deixar guiar...

 

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário