BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Jesus multiplicou e partiu os pães

Segunda-feira, 1 de agosto de 2011

18ª Semana do Tempo Comum

Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja (Memória).

Outros Santos do Dia: Alexandre e Leôncio (mártires), Arcade de Bourges (bispo), Bono e Fausto (mártires), Cirilo, Áquila, Rufo e Menandro (mártires), Etelvoldo de Winchester (bispo), Exupério de Bayeux (bispo), Félix de Gerona (mártir), Irmãos Macabeus (personagens do Antigo Testamento), Justino de Loupres (mártir), Leão de Viguenza (presbítero), Nectário de Viena (bispo), Secondel e Friard (eremitas), Severo de Rustan (presbítero), Vero de Viena (bispo).

Primeira leitura: Números 11,4b-15
Não posso suportar sozinho o peso de todo este povo.
Salmo responsorial:
Salmo 80,12-17 (R. 2a)
Exultai no Senhor, nossa força.
Evangelho: Mateus 14, 13- 21
Ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.

Jesus se afasta dos centros urbanos ao saber da morte de João Batista. As multidões, porém, o seguem. Jesus cura os doentes que são muitos na multidão. Assim cumpre um propósito assumido e que partilhou com a comunidade que caminha junto com ele (cf. Mt 9,36), propósito que começou com a comunicação da palavra, a missão partilhada, a luta solidária contra o mal e a responsabilidade pastoral.

Neste episódio, a comunidade (Jesus e os discípulos mais próximos) amplia seus limites no momento em que o próprio Jesus começa a partilhar seu próprio alimento. O povo de Israel se solidariza com ele. Nele busca o caminho do Senhor com o coração sincero. O alimento partilhado é escasso, contudo a bênção concedida ao começar a refeição e a generosidade na partilha faz com que ele seja abundante.

A precariedade de recursos não é um obstáculo nem para seguir a Jesus, nem para tornar realidade a sua proposta. Os doze cestos cheios de pedaços simbolizam a eficácia dessa ação profética de Jesus, que converte a escassez em uma ocasião para a solidariedade.

Missionários Claretianos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário