BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de ago. de 2011

Transfigiração de Jesus

A GLÓRIA DIVINA DO SERVO

Em Jesus se manifesta a glória divina, resplandecente de luz, acompanhada pelas nuvens e pela voz que deixa claro: ele ê o Filho
amado pelo Pai.

Os detalhes da cena fazem pensar em Moisés, que voltava do monte Sinai com o rosto resplandecente por ter estado na presença de Deus.  A luz intensa que brilha no rosto e nas vestes de Jesus, ao invés, não vem de fora. Vem dele mesmo, pois aquele Mestre que vivia no meio de gente pobre, nas periferias, é ele próprio o Senhor da história. Não se manifesta glorioso na capital Jerusalém, para uma multidão de pessoas. Mas numa montanha qualquer, para três discípulos.

A transfiguração foi uma antecipação, momentânea, da glória do Senhor. Uma experiência sem igual, tanto que Pedro sugere armar tendas para continuar ali. O Senhor glorioso, porém, deverá antes entregar a própria vida, passando pelo sofrimento e pela morte. Pois o Senhor da glória ó o servo sofredor.

Para os três discípulos e para nós, permanecem duas ordens. A primeira vem do Pai, para ouvir o Filho amado. Ouvir é a atitude fundamental dos discípulos. Ouvir Jesus e entender o que Ele disse e fez, para que seu ensinamento esteja vivo em nossa vida.
A outra ordem vem do próprio Jesus, que toca os discípulos e diz que se levantem e não tenham medo de enfrentar os desafios da realidade.

Nesta caminhada de preparação à Páscoa, o Senhor continua se revelando a nós.  Manifestando-se, Ele reanima nossa fé, alimenta nossa esperança, faz-nos vencer o pecado da tristeza e confirma nossa missão de seguidores. Temos muito a fazer,
muitas realidades a transfigurar.

Vale recordar hoje Clemente de Alexandria: "Fica claro que um só, verdadeiro, bom, Justo, à imagem e semelhança do Pai, seu Filho, Jesus, a palavra de Deus, é o nosso instrutor, a quem Deus nos confiou, como um pai carinhoso confia seus filhos a um tutor digno, declarando-nos expressamente: 'Este é meu Filho amado: Ouçam-no'".

 

Pe. Paulo Bazaglia, ssp

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário