BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de out. de 2010

O samaritano foi o melhor próximo - Maria Elian

04 de setembro de 2010 – segunda-feira.

Evangelho (Lucas 10, 25-37)

Amarás a Deus... E ao teu próximo...

O evangelho de hoje nos apresenta um mestre da lei querendo por Jesus em dificuldade e pergunta a Ele o que deveria fazer para receber em herança a vida eterna. E Jesus responde: “Amarás o senhor, teu Deus de todo teu coração e com toda tua alma. Com toda tua força e com toda tua Inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” “Faze isso é viverás!” E o mestre da Lei pergunta: “Quem é o meu próximo?”. E Jesus responde contando a parábola do bom samaritano. A parábola de um homem que foi quase morto por ladrões e deixado a beira do caminho. Passa um sacerdote, e em seguida passa também um levita, ambos fiéis ao culto do templo e da sinagoga, quando vêem o homem, seguem adiante pelo outro lado, nada fazem para ajudar aquele homem. Passa então um samaritano que era excluído, desprezado pelos judeus. Os samaritanos eram considerados infiéis e adoradores de falsos deuses. Para os judeus não faziam parte do povo de Deus.

O samaritano pára e se aproxima do homem, sente compaixão dele, cuida de seus ferimentos e o leva a uma pensão, paga a conta pede que ao dono da pensão que tome conta daquele homem. E Jesus pergunta ao mestre da lei quem foi o próximo daquele. Pois queridos irmãos, quem é o teu próximo? Com qual personagem do evangelho de hoje, você se identificou? Jesus com essa parábola provoca esse questionamento. Pense e responda. Quantas pessoas hoje que são da igreja e passam por um necessitado e não ajuda? Bem como, conhecemos pessoas que não vão a Igreja, mas vivem o que Jesus ensinou. Jesus nos alerta hoje, que o meu próximo ele não tem que pertence a minha religião, a minha raça, a família, ao meu grupo de amigos. Meu próximo é todo aquele que necessita que eu me aproxime dele, e o ajude, sem pensar em reconhecimento, algo em troca, ou que peçam a minha ajuda. Devemos ser capazes de perceber que outro precisa de ajuda, conseguimos essa sensibilidade tendo um coração misericordioso e compassivo. Acredito que não devemos fazer algo para herdar a vida eterna, somos filhos de Deus, já temos essa herança. Devemos sim cuidar para não perdê-la, é isso depende de mim e não do outro. Lembremos de São Francisco que tanto amou seu próximo e respeitou a natureza, obras de Deus criador.

Um abraço a todos

Elian.

Oração
Pai, dá-me um coração cheio de misericórdia, como o de teu Filho Jesus, pois só assim terei certeza de estar em comunhão contigo, a caminho da vida eterna

Nenhum comentário:

Postar um comentário