BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de jan. de 2011

Jesus liberta o leproso - Newton

Lucas 5,12-16

Naquele tempo a lepra era uma doença que causava pavor em todos como a aids nos tempos atuais. Toda pessoa acometida por lepra era considerada uma pessoa impura, física e espiritualmente. Ninguém tinha coragem de aproximar-se de uma pessoa leprosa por medo de ser contaminado, pois na época a doença era vista como uma maldição, um castigo. Segundo as leis e os costumes da época quem tocasse num leproso ficaria também contaminado e condenado a morar no deserto, não poderia mais entrar na cidade, estaria excluído do convívio da sociedade e da família.

Jesus é a água da vida, água que purifica através do batismo, e cuja purificação e salvação se completa com a redenção na cruz do calvário. Jesus cura, salva e liberta! Libertou o leproso de uma doença considerada impura. O evangelho diz que o leproso viu Jesus e caiu a seus pés pedindo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Podemos concluir que o leproso creu que Jesus era o filho de Deus, por isto se tornou um vencedor, livre, purificado de todo o mal. Agora não precisaria mais se esconder, ou morar no deserto, estava salvo, tinha agora o direito de participar da sua comunidade e viver no seio de sua família.

Jesus com apenas um gesto (com as mãos estendidas) toca o leproso e diz: “Eu quero, fica purificado”. O poder de Jesus é o poder que vem de Deus. Quem crê em Deus, crê no Filho, "Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas tenha a Vida Eterna" (Jo 3,16). E Jesus diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (Jo 14,6). No dia do batismo de Jesus ouviu-se a vós do Pai vinda do Céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (Mateus 3,13-17). E o Pai, no monte da Transfiguração, ordena: "Ouvi-o" (Mc 9,7). O testemunho do poder de Jesus não é da humanidade, mas do próprio Deus.

Jesus tem o poder sobre todas as coisas, poder tocar um impuro e de não ser contaminado por ele, veio com poder e autoridade, inclusive para nos resgatar da morte e nos dar a vida eterna. Em 1João 5,5-13 está escrito: “Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.
Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna”.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.(João 11,25). “Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou”; (João 12,44)

“Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai”. (João 14,12)

Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário