Quinta-feira, 18 de agosto de 2011
20ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agapito de Palestrina (mártir), Alípio de Tagaste (bispo), Dagano de Iniskin (bispo), Ivan de Ayrshire (eremita), Firmino de Metz (bispo), Floro e Lauro (mártires em Constantinopla), Helena (viúva, mãe do Imperador Constantino Magno), Hermes, Serapião e Polieno (mártires), João e Crispo (mártires), Leão e Juliana (mártires), Máximo e Próculo (mártires).
Primeira leitura: Juízes 11,29-39a
A primeira pessoa que sair de minha casa pertencerá ao Senhor e eu a oferecerei em holocausto.
Salmo responsorial: Salmo 39,5.7-8a.8b-9.10 (R. 8a.9a)
Eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade Senhor!
Evangelho: Mateus 22, 1-14
Convidai para a festa todos os que encontrardes.
Entre o rei e os vassalos se fez um pacto em que o mais forte se compromete a defender os seus aliados e os aliados a favorecer, servir e respeitar quem oferece proteção. Assim fica garantido que os aliados vão manter seus compromissos com o herdeiro, quando o predecessor desaparecer. A negativa de participar do matrimônio é uma declaração de guerra.
O pacto realizado é desconsiderado e não se considera o príncipe herdeiro. Com isso Jesus mostra, através da parábola, como as autoridades do seu tempo não são leais com Deus. Preocupadas com seus seu afã e suas preocupações não reconhecem o herdeiro. Com isto se faz uma clara alusão às autoridades frente aos profetas e sábios que interpelam e exigem o cumprimento da "aliança".
Esta parábola de Jesus evidência os sutis, mas eficazes mecanismos que movem a maior parte dos que detém o poder, dispostos a manter uma aparência de coerência, mas que se mostram incapazes de responder às exigências dos compromissos assumidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário