BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de ago. de 2011

Dois mandamentos -Missionários Claretianos

 

Sexta-feira, 19 de agosto de 2011

20ª Semana do Tempo Comum

São João Eudes, Presbítero (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: André da Cilícia e Companheiros (mártires), Agápio e Timóteo (mártires), Bernardo (venerado em Candeleda), Bertulfo de Bobbio (abade), Donato de Sisteron (presbítero), Ezequiel Moreno (bispo de Pasto, na Colômbia), Júlio de Roma (mártir), Luís de Tolosa (feito bispo com apenas 23 anos), Magno d'Avignon (bispo), Mariano de Evaux (eremita), Sisto III (papa).

Primeira leitura: Rute 1,1.3-6.14b-16.22
Noemi acompanhada de sua nora Rute, a moabita, regressou a Belém
Salmo responsorial: Salmo 145,5-10 (R.2a)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Evangelho: Mateus 22, 34-40
Amarás o Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo.

No momento em que o evangelho de Mateus foi escrito, existia um conjunto enorme de leis, orais e escritas, complicadas de entender e mais complicadas ainda de praticar. Jesus propõe um principio simples para interpretar essas leis e reconduzi-las ao seu justo lugar: o amor a Deus e ao próximo. Estes dois preceitos condensados no amor expressam todo o potencial da lei e todas as possibilidades do ser humano.

Esse amor nos obriga a enfrentar as idealizações de uma relação narcisista na qual prima o elogio a si mesmo. Um amor que nos conduz a uma entrega madura, altruísta e desinteressada, que prima pela capacidade de dar e a humildade em receber.

Por isso, o mandamento, ao fazer alusão aos ensinamentos do Deuteronômio, recorda que somos "coração", quer dizer, vontade e capacidade de decisão; também recorda que somos "alma", quer dizer, vida que busca transcender o imediato da luta pela sobrevivência, igualmente nos diz que somos "mente", quer dizer, capacidade para compreender globalmente a sociedade e o mundo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário