BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de ago. de 2011

Os trabalhadores de última hora -Missionários Claretianos

 

Quarta-feira, 17 de agosto de 2011

20ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Anastácio de Terni (bispo), Beatriz da Silva (virgem, fundadora das Concepcionistas), Clara da Cruz de Montefalco (virgem), Elias de Enna (monge), Eusébio (papa), Jacinto de Cracóvia (presbítero), Joana Delanoue de Saumour (fundadora), João de Montemarano (bispo), Liberato e Companheiros (monges, mártires), Mamede (mártir, filho dos mártires Santa Rufina e São Teodoro), Nicolau Politi (eremita na Sicília).

Primeira leitura: Juízes 9,6-15
Dessestes: é um rei que deve reinar sobre nós, quando o Senhor vosso Deus é o vosso rei.
Salmo responsorial: Salmo 20,2-7 (R. 2a)
Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.
Evangelho: Mateus 20, 1-16a
Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?

O evangelho de hoje coloca em relação direta dois princípios básicos que organizam a vida humana: o que é justo e o que é necessário. Enquanto o primeiro grupo de trabalhadores espera obter uma retribuição acima do contratado, o grupo de trabalhadores contratados na última hora recebem um salário completo e em primeiro lugar. Isto pode parecer um paradoxo.

O que se deve observar é que o senhor da vinha age observando a justiça. Paga aos obreiros o salário justo, previamente acordado, enquanto se mostra generoso com os trabalhadores necessitados que chegam à vinha pouco antes de concluir a jornada de trabalho. Contrapõem-se assim duas maneiras de pensar: uma aceita pela maior parte das pessoas, a "retribuição".

Nessa lógica o importante é a proporcionalidade entre as expectativas e o pagamento. Se damos, esperamos receber. A outra maneira de pensar, compreendida por poucas pessoas, se chama "graça". O evangelho busca o equilíbrio entre o principio da justiça, e o principio da necessidade e da graça.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário