Terça-feira, 16 de agosto de 2011
20ª Semana do Tempo Comum
Santo Estevão da Hungria (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Bento José Labre (peregrino mendicante), Bernadete Soubirous (vidente de Lourdes, virgem), Caio e Cremêncio (mártires de Zaragoza), Calisto, Carísio e Companheiros (mártires de Corinto), Contardo de Este (peregrino), Drogo de Sebourg (eremita), Engrácia de Zaragoza (virgem, mártir), Frutuoso de Braga (bispo, abade), Lamberto de Zaragoza (mártir), Magno de Orkney (mártir), Optato, Lupércio, Sucesso, Marcial, Urbano, Júlio, Quintiliano, Públio, Fronto, Félix, Cecílio, Evêncio, Primitivo, Apodêmio e Saturnino (mártires de Zaragoza), Paterno de Abranches (bispo), Turíbio de Astorga (bispo), Turíbio de Mans (bispo), Turíbio de Palência (abade).
Primeira leitura: Juízes 6,11-24a
Gedeão, vai e livra Israel. Sou eu que te envio.
Salmo responsorial: Salmo 84, 9.11-14 (R. 9b)
O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
Evangelho: Mateus 19, 23-30
È mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.
O evangelho de hoje surpreende por sua radicalidade. Enquanto na cultura daquele tempo, como na cultura atual, a riqueza é um bem indiscutível, o evangelho se atreve a contrapor esta maneira tão difundida de pensar. E por riqueza não se entende na Bíblia o necessário para viver.
A riqueza é o acúmulo de recursos que a outra pessoa, família, comunidade ou grupo social possam necessitar. Segundo o Novo Testamento, a riqueza se origina no despojo, na violência e na opressão.
O episódio precedente, chamado do "jovem rico", ajuda-nos a compreender que aquilo que sobra na mesa e na vida de alguns falta na mesa e na vida de outros. Essa maneira de pensar certamente é contra o pensar comum, e é assim porque o valor supremo se chama "Reino de Deus", quer dizer, o exercício soberano e permanente de Deus sobre as decisões pessoais, comunitárias e sociais. Na perspectiva do Reino, são inaceitáveis as riquezas obtidas por coerção, violência e exploração, ainda que sejam meios permitidos por lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário