19= Janeiro-Terça = “Jesus abre o caminho da liberdade”.
(Marco 2, 23-28)
No evangelho de Marcos podemos observar que Jesus rejeita as tradições antigas de Israel, e as críticas que Jesus faz aos chefes religiosos por suas ideologias opressoras, excludentes e desumanas, que eram impostas pelas elites religiosas das sinagogas e de Jerusalém, que oprimiam o povo. E Jesus veio abrir o caminho da liberdade para o povo oprimido e garantir a vida plena a todos.
E os discípulos de Jesus, no evangelho de hoje, colhem milho em um dia sábado para se alimentarem, pois estavam com fome. Com essa atitude eles abrem caminho para vida, contrário a Lei e ordem religiosa opressora imposta na época. E ao verem os discípulos colherem milho no sábado, os fariseus acusavam Jesus e seus discípulos de não observarem o repouso no sábado. E Jesus responde recordando o que aconteceu com Davi e seus companheiros, quando fugiam de Saul, estando eles com fome entraram no templo e comeram os pães consagrados do santuário, que era permitido somente aos sacerdotes fazerem isso. E Jesus termina dizendo: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.”
Observando atentamente, está claro que tanto os discípulos de Jesus, como Davi em seus homens, deixaram de observar a lei por necessidade, e não por uma atitude leviana. Lembrando que naquele tempo, o povo oprimido, por necessidade não observava, não cumpria a Lei, então era considerado impuro e pecador. Porém, os sacerdotes, as elites religiosas, não sofriam a imposição da Lei. E Jesus com toda sua liberdade, coloca o homem, a mulher em primeiro lugar, acima de qualquer lei que impeça a vida, e a dignidade.
Amigo, amiga, Jesus abre caminho para liberdade, nos tirando a culpa e o pecado, mesmo com críticas, difamações e ameaças dos fariseus que queriam permanecer no poder explorando e oprimindo os humildes. Ele nos deu liberdade para segui-Lo com amor, e assim “abrir os caminhos do direito da justiça e assim alcançar a paz no mundo”. Jesus nos ensina a prática da religião com bom senso, criticando quando as tradições religiosas e suas práticas se chocam com o direito da vida.
Um abraço a todos.
Mª Elian.
Oração:
Espírito de bom senso. Livra-me de praticar um tipo de religião muito fiel às tradições humanas, mas pouco conforme ao querer do Pai. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário