BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de jan. de 2010

Parábola do semeador.

29 = de Janeiro – Sexta

Marcos 4, 26-35

Lembre-se: O reino de Deus é assim, como se um homem lançasse semente na terra.

E Jesus continua ensinando às multidões através de parábolas, como vimos no evangelho de hoje, era uma maneira nova e que facilitava a compreensão de seus ensinamentos. Jesus só lhes falava por meio de parábolas. Parábolas que levava seus ouvintes a reflexão, para melhor entender a mensagem que nelas continha. Porém, para quem estava com o coração aberto para acolher a Palavra, estes com muita facilidade entendiam tudo. Muitas vezes os próprios discípulos não compreendiam o que Jesus queria dizer. Então, em particular Ele explicava, e os discípulos se esforçavam para entender a mensagem do Mestre. E através de duas parábolas, hoje Jesus explica como o Reino de Deus acontece na nossa vida, e na história humana.

E o Reino é mais uma vez comparado, e dessa vez a uma semente. E Deus é aquele que espalha a semente, e a semente é a Palavra. É uma semente que cresce sozinha, pois não depende de nós para isso, e sim de Deus. E Deus voltará para colheita. Tudo acontece com a permissão de Deus, que nos conhece e que tudo vê. A semente é lançada é o Reino que cresce. Jesus compara também o Reino a uma semente de mostarda, a menor das sementes, e cresce ficando maior que as hortaliças, com ramos grandes “que os pássaros se abrigam à sua sombra”. Assim é o Reino de Deus, aparentemente tão pequeno no inicio, mas com resultados impressionantes e fortes. Pronto para acolher a todos os povos. Jesus através de suas parábolas convida-nos, e espera nossa resposta. Desejando nossa adesão ao Reino. Jesus anunciava o Reino aos pequenos, aos pobres, aos excluídos, às pessoas despreparadas. Assim, acontece em muitas de nossas comunidades. E pelas dificuldades que encontramos na caminhada, pensamos em desistir, às vezes deixamos o desânimo tomar conta de nós, até mesmo por achar que sabemos pouco. Mas devemos estar abertos ao que Cristo quer nos ensinar, para mudarmos de atitude. E aprendemos com Jesus hoje, a ter mais paciência, e esperança em nossa missão, em nossa caminhada, trabalhando em comum união. Os resultados demoram, mas a semente precisa crescer e dar seus frutos. Tenhamos fé na força de Deus.

O que estamos semeando? Que frutos podemos colher? Se plantarmos o amor, com certeza vamos colher amor. Se plantarmos a discórdia, é a discórdia que colheremos. Se plantarmos o bem, é o bem que frutificará. Plantemos somente as boas sementes, elas irão frutificar, tenha certeza disso. Jesus com as parábolas de hoje, quer que apesar da demora, tenhamos fé, confiança, ânimo, eque sejamos perseverantes, e nos deixemos sempre ser guiados pela força de Deus.

Um forte abraço.

Elian

Prece:
Espírito que me coloca em sintonia com Jesus, conduza-me à plena compreensão dos ensinamentos contidos nas parábolas evangélicas.
Pai. Dai-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário