BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de jan. de 2010

Jesus escolhe os doze.

22 de Janeiro – Sexta

(Marcos 3,13-19)

A escolha dos doze apóstolos foi de grande importância para a missão de Jesus.

Os Doze são chamados "apóstolos", da palavra grega apostellõ, que significa "enviar". André é agora mencionado junto com Simão Pedro, seu irmão depois os irmãos Zebedeu. Filipe e Tomé são conhecidos do Evangelho de João. Sobre Bartolomeu e Tiago, filho de Alfeu, o Novo Testamento não nos diz mais nada. Mateus é chamado "coletor de impostos" em Mt 10,3. O segundo Simão é chamado "Zelote", título que o alinha com os nacionalistas judeus que tramavam a expulsão dos romanos daquele território invadido e dominado. Judas, filho de Tiago, também é mencionado no Evangelho de João (Jo 14,22), mas, além disso só nos escritos de Lucas (J, 13), onde assume o lugar de Tadeu na lista tradicional (Mc 3,18; Mt 10,3). É provável que sejam dois nomes para a mesma pessoa. O significado de "Iscariot" é motivo de especulação; talvez seja "originário de Keriot" (povoado da Judéia).

O relacionamento de Jesus com os escolhidos era de respeito, democracia e, sobretudo de amor fraterno, como nunca se tinha visto no relacionamento entre discípulos e mestre. Porém, a própria diferença de sabedoria de Jesus e ignorância dos apóstolos, humanidade destes e divindade Daquele, produzia uma distância necessária entre o Mestre e os seus alunos.

Irmãos e irmãs. Também nós, catequistas e demais evangelizadores fomos escolhidos, chamados e enviados para anunciar a palavra de Jesus do mesmo modo que os doze, só que com uma grande diferença. Eles conviveram diretamente com o Mestre. A nossa convivência com Jesus é pela fé através da leitura, da meditação ou oração e principalmente pela Eucaristia. Mas temos a grande honra de ser também escolhidos, e devemos fazer jus a este chamado do Pai, não o decepcionando. E em que consiste esta decepção? Como vimos, não foram os apóstolos que se escolheram, mas sim Jesus quem os escolheram. Jesus “botou fé” na capacidade, na boa vontade, na fé e na honestidade, daqueles homens simples. Mas infelizmente, um deles traiu a confiança de Jesus. Irmãos. Que isso não aconteça a nenhum de nós. De largar tudo no meio da caminhada e seguir outro caminho, que, com toda certeza nos levará à infelicidade. Nunca desista! Você foi escolhido(a), chamado(a) e enviado(a) para cumprir uma missão sagrada. Seja firme! Continue! Nunca desista!

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário