BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de jan. de 2010

Os apóstolos comem espigas de milho...

19 de Janeiro- terça

(Marcos 2,23-28)

Para os fariseus, o fato de os discípulos estarem tirando umas espigas de milho para matar a fome, lembrava colheita, e isso é o mesmo que dizer, trabalhar no dia proibido pela Lei, ou seja, o dia de sábado. Para eles obedecer a Lei era mais importante que matar a fome. Não importava se os discípulos desmaiassem ou mesmo morressem de inanição, pois estavam distantes de suas casas pelo fato de estarem anunciando a Boa Nova juntamente com o Mestre.

Isto é um absurdo! É ignorância religiosa. Obedecer ao pé dada letra a Lei ao ponto de prejudicar a sobrevivência. Não tem nenhum sentido. Trata-se de um verdadeiro fanatismo religioso. Valorizar em excesso uma coisa de menor importância, e não dar o devido valor a outras mais importantes, como por exemplo, a caridade.

O fanatismo é a obediência cega a uma idéia, baseada em uma lei, ou em uma crença mantida pela tradição de forma obstinada, ao ponto de partir para a violência para obrigar os outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la, o que leva às pessoas a cometerem verdadeiros absurdos.

A conseqüência imediata do fanatismo religioso é o sectarismo, que encarcera a liberdade de consciência, pretendendo uma liberdade dirigida na espera do pensamento, que torna o homem escravo de postulados que lhe proíbem a expansão da alma pela idéia e pela razão.

O fanático não aceita conselhos nem correções de ninguém. Ele segue a sua obstinação como um robô programado para aquilo. Parece que nem está vendo ninguém em sua volta. Ele segue em frente e se duvidar até derruba quem lhe atrapalha. E o pior. Ele acha que todos têm de agir como ele. O fanático é a antítese do herói e do entusiasta. Enquanto o herói e o entusiasta lutam por uma causa justa, o fanático assume uma atitude de intolerância às idéias alheias, por acha que todos têm a obrigação de pensar e agir como ele.

Como o fanatismo está geralmente ligado ao dogmatismo, isto é, à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma vez aceitas, não devem mais ser postas em discussão e rejeitam a discussão com outros, é possível que muitos de nós estejamos sendo às vezes fanáticos, sem o perceber.

Prezados irmãos. Não vamos confundir ser fervorosos na fé, com ser fanáticos como os fariseus e doutores da Lei.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário