BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de jan. de 2010

O semeador.

10 de fevereiro- Quarta

Marcos 4, 14-23


A semente caiu em vários tipos de solos que representa os vários tipos de pessoas que ouvem a palavra de Deus. Cada pessoa tem uma reação pessoal diante da palavra, isto porque cada indivíduo é indiviso, isto é, não existe ninguém exatamente igual no mundo. Uma prova disso são as impressões digitais. Todas são diferentes. Porque cada indivíduo é uno, é único no mundo. Nem os irmãos gêmeos idênticos são iguais. A prova natural da diferença entre eles, é que a mãe sabe quem é um e quem é o outro. Pode ocorrer num momento de distração ou de cansaço, da mãe trocar a fralda de um duas vezes pensando que está trocando a fralda do outro. Mais ele sabe distinguir um do outro, porque mãe, é mãe! E por os dois são iguais, porém diferentes.

Isso mesmo. Somos todos iguais, porém diferentes. Temos direitos iguais, reações mais ou menos parecidas diante das mesmas situações, a maioria das pessoas aceitam Deus, um grupo de indivíduos torcem pelo mesmo time, outro grupo torce para outro time, assim por diante. Só somos semelhantes. Apesar de termos direitos iguais, do nosso tecido muscular, ossos, sangue serem praticamente iguais, na verdade nós somos pessoas individuais.

Cada povo tem a sua maneira de pensar, cada povo tem a sua cultura. É por isso que existem várias religiões no Planeta Terra, e é nosso dever respeitar cada uma delas sem nos julgar melhores, mais santos ou mesmo salvos, e achar que os seguidores das outras religiões vão queimar no inferno. Jesus é quem vai nos julgar. Por isso precisamos resistir a tentação de pensar que somente nós estamos certos.

Jesus comparou os vários tipos de solos com os vários tipos psicológicos das pessoas, ou seja, os vários tipos de pessoas, tendo em vista as diferenças individuais. Jesus classificou as pessoas em vários grupos com relação a doze de fé de cada grupo: Corações duros, superficiais, inconstantes, apegados a riqueza e aqueles de muita fé que produzem muitos frutos.

O que Jesus quer nos explicar, é que mesmo dentre aqueles que acreditam em Deus, as reações diante da palavra de Jesus, surte efeitos diferentes. Ou seja, a qualidade da fé naqueles que acreditam, não é a mesma em todas as pessoas.

Podemos classificar em subgrupos todos os componentes de uma comunidade. Assim teremos. O melhor grupo. Aqueles que, como a terra boa, ou o solo bom, seguem a palavra da melhor maneira possível, produzindo muitos frutos na evangelização e no exemplo. Abaixo desse grupo, temos os outros, onde vamos notar em cada um, que a qualidade da espiritualidade, vai diminuindo até chegar no último grupo.

Na hora em que estamos evangelizando, catequizando, fazendo um sermão, precisamos ter em mente essa realidade. Precisamos lembrar que nem todos que estão nos ouvindo, têm a mesma reação diante das nossas palavras, ou da palavra de Deus. De modo que não vamos nos amedrontar com a ironia de alguns, mas sim, devemos nos animar com o olhar santo e atento e sincero daqueles que sendo a terra boa, estão recebendo com boa vontade a mensagem de Jesus que lhes estamos apresentando, e com certeza vão produzir muitos frutos, assim como nós.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário