BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de set. de 2009

EXPULSÃO DE DEMÔNIOS

Certos tipos de demônios só podem ser expulsos pela...

O Evangelho de hoje narra a passagem em que Jesus expulsa um espírito mau de um menino. O evangelista Marcos diz que os outros discípulos já haviam tentado expulsar este espírito mas não conseguiram, por isso a multidão se aglomerava e provocava um tumulto em torno da situação.

A descrição de São Marcos para aquilo que o espírito mau provocava no menino é bastante semelhante ao que hoje chamamos de convulsão, que é uma descarga neural descontrolada que faz com que o cérebro perca o controle da função, de acordo com a área cerebral acometida. Existem vários tipos de convulsão, desde aquelas mais leves, na qual o indivíduo tem um lapso de ausência, e depois torna à consciência sem lembrar o que aconteceu, até as mais graves, que se caracterizam por espasmos violentos, que produzem movimentos involuntários, descoordenados e bruscos em todo o corpo, além de salivação excessiva (boca espumante), punhos e dentes cerrados e descontrole dos esfíncteres. Quando as convulsões são recorrentes, adquirindo um caráter crônico, o indivíduo pode estar sendo acometido por um quadro chamado de epilepsia.

Como nada disso era conhecido na época de Jesus, as pessoas tinham muito medo desse tipo de fenômeno, e associavam isso a um espírito mau que acometeu a pessoa. Ainda hoje, em algumas localidades onde não chegou o conhecimento médico, as convulsões ainda são associadas a ataques demoníacos. Eu mesmo, quando era criança, presenciei um ataque convulsivo de uma menina adolescente, na cidade onde eu morava. A família tentou abrir as mãos e os dedos dela e amarrá-la na cama, mas como não conseguiram, isolaram a menina dentro do quarto até que ela parasse de se contorcer, se debater e falar coisas incompreensíveis, pois acharam que ela estava possuída.

Jesus, portanto, teria realizado mais do que a "expulsão de um espírito mau", mas a cura de uma doença grave e incapacitante.

Com todo o avanço da medicina moderna, este tipo de "espírito mau" não provoca mais tanto medo como antigamente. Por isso o nosso saudoso Padre Léo, em uma de suas pregações, disse que "o encardido mudou o seu modus operandi", ou seja, mudou o seu modo de agir. Hoje em dia ele é bem mais sutil. Ele está arrumando diversas formas de entrar dentro das famílias e desestruturá-las, causando desunião, intrigas, separações... E quando percebemos, já é tarde demais... E para esse tipo de espírito mau, Jesus tem a solução no último versículo do Evangelho de hoje: "Essa espécie de demônios não pode ser expulsa de nenhum modo, a não ser pela oração."

Jailson Ferreira

jailsonfisio@hotmail.com

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário