BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de dez. de 2010

Não surgiu nenhum maior do que João Batista - Nanci

9 de Dezembro de 2010

Evangelho - Mt 11,11-15

JOÃO BATISTA: O MAIOR DOS PROFETAS

A referência de São Mateus à grandeza de João Batista, neste evangelho de hoje, não subentende, de maneira alguma, um homem de grande estatura. Muito pelo contrário, ressalta as virtudes da coragem desse profeta considerado um homem consagrado.

João Batista foi um profeta judeu, um pregador heróico, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, prima de Maria – Mãe de Jesus, que falava sem meias palavras. Na verdade, não tinha papas na língua: expunha ao povo os líderes iníquos, os seus deslizes e transgressões, pregava contra a opressão e as injustiças sociais.

No entanto, atos de coragem em defesa da verdade e a denuncia dos pecados de Herodes – homem rico, com poder político e econômico naquela região –, custou a própria vida de João Batista, sendo a sua cabeça decapitada.

Na sua simplicidade João Batista vestia-se de pelo de camelo, comia gafanhotos e mel silvestre pelo campo, e seus discursos públicos eram rudes e admoestadores, similares a Elias, razão da comparação de muitos da sua pessoa com Elias.

João Batista, considerado o precursor da vinda de Jesus, o Santo Messias, veio preparar o povo para a recepção e acolhida, anunciando que a chegada do Reino estaria próxima, sendo a conversão uma atitude necessária. Homem verdadeiramente grande, de espírito, brilhava não com sua própria luz, mas com a luz de Cristo.

Nós, à semelhança de João Batista, também possuímos a luz de Cristo, pois a recebemos no momento do batismo. Deixá-la acesa, conectada à rede de energia do Nosso Salvador Jesus Cristo, representado em cada um dos nossos irmãos – oprimidos, carentes, abandonados, injustiçados, é condição primacial para que a luz de Cristo se irradie pelos arredores.

Reflitamos um pouco: estamos nos preparando condignamente para acolher Jesus Cristo que será rememorado neste Natal? Estamos sendo porta-vozes de Jesus Cristo, buscando a justiça social, nos convertendo e buscando a conversão do nosso irmão? Somos fiéis ao projeto de Jesus?

Pense bem: João Batista não se curvou diante das autoridades, dos poderosos! Tinha ciência que somente em Jesus Cristo encontraria a salvação. Por isso irmãos e irmãs, olhemos para o nosso intimo mais intimo, e peçamos a Deus força e coragem para seguirmos o exemplo de João Batista, proclamando as palavras do Senhor e dando testemunho de vida cristã. Amém!

Nancy

Nenhum comentário:

Postar um comentário