DIA 30 DE AGOSTO – DOMINGO=O QUE NOS FAZ MAL É O QUE SAI DE DENTRO DE NÓS
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
XXII DOMINGO COMUM
COMENTARISTA: Irmãs e irmãos: Com muita fé e confiança em Deus vamos participar desta celebração com a máxima devoção para ela nos santifique como se fosse a Santa Missa e para que as nossas orações cheguem até O Pai. Fiquemos de pé.
CANTO DE ENTRADA
CELEBRANTE: Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).
Irmãos: Sejam todos em vindos e bem vindas a esta celebração que se inicia: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ATO PENITENCIAL
CELEBRANTE: Prezados irmãos e irmãs. Reconheçamo-nos indignos de estar na presença de Deus pó causa dos nossos pecados. Por isso suplicamos o perdão de Deus. (pausa). Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus...
CELEBRANTE: Senhor.Tende piedade de nós.
ASSEMBLÉIA: Senhor. Tende piedade de nós.
CELEBRANTE: Cristo. Tende piedade de nós.
ASSEMBLÉIA: Cristo. Tende piedade de nós.
CELEBRANTE: Senhor. Tende piedade de nós.
ASSEMBLÉIA: Senhor. Tende piedade de nós.
CELEBRANTE: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
HINO DE LOUVOR: (cantado ou rezado)
ORAÇÃO DO DIA:
CELEBRANTE: Deus do universo, fonte de todo bem, derramai sobre nós o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
PRIMEIRA LEITURA:
COMENTARISTA: Leitura da carta de Tiago.
(Tiago 1,17-18.21-22.27)
Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.
Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas.
Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas.
Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos.
A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo.
Palavra do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA:
Salmo 14/15
Senhor, quem morará em vossa casa
e no vosso monte santo habitará?
Aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.
Que em nada prejudica o seu irmão
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.
Não empresta o seu dinheiro com usura
nem se deixa subornar contra o inocente.
Jamais vacilará quem vive assim!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
EVANGELHO:
CELEBRANTE: O SENHOR ESTEJA CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós.
CELEBRANTE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO
(Marcos 7,1-8.14-15.21-23)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno de Jesus.
E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar.
(Com efeito, os fariseus e todos os judeus, apegando-se à tradição dos antigos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos;
e, quando voltam do mercado, não comem sem ter feito abluções. E há muitos outros costumes que observam por tradição, como lavar os copos, os jarros e os pratos de metal.) 5 Os fariseus e os escribas perguntaram-lhe: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?
Jesus disse-lhes: Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13).
Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens.
Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: Ouvi-me todos, e entendei.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
CELEBRANTE: PALAVRADA SALVAÇÃO.
COMENTARISTA E TODOS: Glória a vós Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO E DA CARTA
” Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.”
Prezadas irmãs e prezados irmãos. É claro que Jesus esta falando daquilo que mancha a nossa alma. Porque, como sabemos, se ingerirmos veneno, ou qualquer substância tóxica ou que contenha vírus, bactérias, etc, a nossa saúde estará comprometida. Nosso corpo estará manchado contaminado e, portanto, doente mais a nossa alma neste caso estará isenta, livre de qualquer sujeira. Pelo contrário, ela pode até se purificar com aquele sofrimento principalmente se o oferecermos a Deus pela remissão dos nossos pecados.
Porém, o que sai da nossa mente é que nos faz muito mal. Faz mal à alma e também ao corpo. Pensamentos e sentimentos têm origem dentro de nós, na nossa mente. Sentimentos de inveja, raiva, vingança ódio, adultério, roubos, assassinatos, devassidões morais, difamação, desonestidade, cobiça, perversidade, desonestidade, fraudes, orgulho, insensatez, tudo isso se origina dentro da nossa mente que sai de dentro de nós em direção aos outros, não só prejudica as pessoas endereçadas, como causa grande estrago à nossa paz interior, o que se reflete também no exterior, ou seja, no nosso corpo.
Exemplo: Alguém me fez algum mal, me ofendeu. E dentro de minha mente foi se formando e arquitetando pensamentos de vingança. A coisa foi se avolumando de tal forma que acabei executando aquele plano de vingança, matando a tal pessoa. Dentro de mim, a Consciência Moral me condenou me puxou as orelhas, me deixou no pior estado de alma possível e imaginável. Fiquei arrasado, triste e com medo do que me viria, medo das conseqüências, que será uma condenação a cadeia, onde a minha mente e meu corpo irão sofrer muito para pagar aquela perversidade que fiz para me vingar das ofensas sofridas proveniente daquela referida pessoa. Será que valeu a pena a vingança? A pessoa morreu. E eu estou morrendo aos poucos, em grande sofrimento físico e mental, tudo por causa do que foi gerado dentro de mim, e executado.
Agora estou impuro, porque minha alma sofre com o pecado que cometi. Tirei a vida de uma pessoa, não obstante ela tivesse me ofendido. Ah! Então eu vou dar uma de otário, de bobo, e passar por cima de toda ofensa que as pessoas me fazem sem responder a altura? Responder a altura, não quer dizer tirar a vida daquela pessoa, ou fazer qualquer tipo de mal grave como vingança. Responder a uma ofensa, é não confundir justiça com vingança. As duas são muito parecidas mais são diferentes.
Fazer justiça é dar a cada pessoa o que ela merece. A pessoa me ofendeu, eu posso processá-la, posso exigir que peça desculpas, assim como posso exigir uma indenização por danos morais, ou simplesmente posso deixar prá lá, e perdoá-la, porque a minha paz interior vale muito mais do que qualquer tipo de cobrança, de vingança, digo, de qualquer ato de justiça por danos causados a minha pessoa. (Acho que deu para perceber que eu não matei ninguém. Foi só um exemplo).
De modo geral, qualquer ofensa que sai de minha mente e é veiculada pela minha boca ou pelas minhas atitudes, em direção às pessoas, me faz muito mal. Tanto à minha alma, à minha mente (meu psiquismo), como ao meu corpo.
Irmãos. Vamos guardar em nossa mente e por em prática este importante ensinamento que Jesus no dá hoje, lembrando o conselho de Tiago em sua carta. Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. |
|
|
CELEBRANTE : CREIO EM DEUS PAI...
CANTO DE OFERTA: CELEBRANTE SENTA ENQUANTO A COLETA É FEITA
COMENTARISTA: NESTE MOMENTO, VAMOS FAZER UMA MEDITAÇÃO ESPECIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA.
CELEBRANTE: IRMÃS E IRMÃOS: DE JOELHOS VAMOS INVOCAR AO PAI ETERNO PARA QUE ELE ESTEJA PRESENTE EM NOSSA CELEBRAÇÃO.
DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO UNIVERSO INFINITO, QUE DEU A JESUS CRISTO VOSSO FILHO UM PODER INFINITO SOBRE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO, NÓS TE LOUVAMOS E AGRADECEMOS POR TUDO QUE NOS DESTES DESDE O NOSSO PRIMEIRO DIA DE VIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÓS VOS GLORIFICAMOS POR VOSSA BONDADEE MISERICÓRDIA INFINITA. POR ISSO CHEIOS DE CONFIANÇA, NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI. TENHA PIEDADE DE CADA UM DE NÓS E DOS NOSSOS FAMILIARES. PERDOE OS NOSSOS PECADOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. (PAUSADAMENTE E BAIXANDO O TOM DE VÓZ, CONTINUE) IRMÃOS. EM SILÊNCIO FAÇAMOS CADA UM OS NOSSOS PEDIDOS A DEUS PAI AGORA. (dois minutos de silêncio)
CELEBRANTE: NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI QUE ATENDA OS PEDIDOS QUE ACABAMOS DE FAZER, POR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Com amor e confiança façamos os nossos pedidos a Deus, dizendo. Senhor, escutai a nossa prece.
COMENTARISTA -1-Para que Deus Pai proteja as nossas famílias de todas as forças contrárias a elas. Rezemos ao Senhor
COMENTARISTA -2-Pelos doentes, e por todos aqueles que neste momentos estão sofrendo. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -3-Por todos aqueles que não têm o que comer nem onde morar.Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -4-Pelas vocações sacerdotais e religiosas. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -5-Pelas almas dos nossos irmãos que faleceram. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -6-Pelos jovens para que não se afastem do caminho, da verdade, e da vida. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -7-Pela conversão de todos aqueles que neste momento estão afastados co caminho do Senhor. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -8-Pela Vossa Igreja espalhada pelo mundo inteiro para que ela cresça na paz e na unidade. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA: -9- Para Deus Pai nos livre da gripe suína que já matou muitos de nossos irmãos. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA:
CELEBRANTE: DEUS PAI, TUDO ISSO NÓS VOS PEDIMOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
CELEBRANTE: PREZADAS IRMÃS E IRMÃOS. REZEMOS COM CONFIANÇA A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.
PAI NOSSO...
CELEBRANTE: Livrai-nos ó Pai de todos os males passados, presentes e futuros e dai-nos hoje a vossa paz. Livrai-nos da gripe suína, de assaltos, brigas, e do pecado. Ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.
COMENTARISTA: Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo que dissertes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
COMENTARISTA: (olhando para a platéia) A M É M!
CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre CONOSCO.
COMENTARISTA: Todos. O amor de Cristo nos uniu.
CELEBRANTE: Irmãos: Como filhos e filhas do Deus da paz que nos ama, saudemos uns aos outros.
COMENTARISTA: CORDEIRO DE DEUS ...
CELEBRANTE: Antífona da comunhão: - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Disse o Senhor.
IRMÃOS: EIS O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
COMENTARISTA: Todos: Senhor. Eu não sou digno que entreis em minha casa. Mais dizei uma só palavra e eu serei salvo.
CELEBRANTE: Jesus que quisestes ser o alimento para nossa alma. Fazei com que o teu corpo e o teu sangue que vamos receber não se torne para nós motivo de juízo e condenação, mas sim remédio, força e alimento para a nossa alma.
COMUNHÃO = CANTO DE COMUNHÃO
MOMENTO DE SILÊNCIO MEDITAÇÃO PÓS COMUNHÃO ( 3 MINUTOS)
Depois da comunhão
CELEBRANTE: Alimentados pela vossa palavra e pela eucaristia, nós vos pedimos, ó Deus, que cresça em nós a vossa salvação cada vez que celebramos este mistério. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
ORAÇÃO FINAL:
CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Ao terminar a nossa celebração, peçamos a Deus pelas vocações sacerdotais, Dizendo todos juntos: Jesus que disseste /que estaria com a tua Igreja/ até o fim dos tempos,/ mande-nos mais padres/ porque a messe é grande/ e os operários são muito poucos. Amém.
AVISOS DA SEMANA
CELEBRANTE: O Senhor esteja CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós
CELEBRANTE: ABENÇOE-NOS Ó DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
CELEBRANTE: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário