BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de ago. de 2009

O HOMEM POSSUÍDO PELO DEMÔNIO

DIA 01 DE SETEMBRO TERÇA

Evangelho (Lucas 4,31-37)


Aproveito o Evangelho de Mateus. Logo no início do livro do evangelista que se divide de forma didática a respeito da biografia de Cristo, aparece o sermão da Montanha. Doutrina essa que provavelmente nem tenha ocorrido acima de uma montanha, mas o grau elevado das palavras proferidas por Jesus levavam os espectadores à altura do Céu.

O sermão da Montanha é o primeiro momento que Jesus se apresenta como Rabi (Mestre) e sua eloquência nas frases são tamanhas que o povo pára & repara que Ele seja um profeta. Outros logo o observam como aquele que o João Batista tanto pregava no deserto próximo ao Jordão.

O primeiro grande discurso de Jesus se realiza no sermão da Montanha. Ele reescreve a Lei Mosaica, anunciando assim um futuro testamento que complemente, reafirme e desenvolve a antiga lei pentatêutica. Ele transpassa o símbolo familiar que a cultura israelita pregava: o amor ao próximo é igualado como amor à família. Jesus dá um parecer de um Deus sem olhos colerizados de granizo, cita os versos da Bem-Aventurança e cria esperança no povo que o assistia. Enfim, termina seu discurso com a magistral oração do Pai-Nosso. Revela o amor ágape - pura doação sem querer nada em troca - vindo de Deus. Desde então, Jesus já era visto e reconhecido por muitos.

Figura pública, uma espécie de celebridade que caravanas já preparavam ao saber que o polêmico inimigo da observância insensível de alguns religiosos (que detinham o poder) ao saber que Ele passaria por tais terras e poderia realizar grandes oratórias ou grandes feitos.

Carfanaum não é diferente. De boca em boca, a população sabia que a qualquer instante as sandálias do Messias tocariam no solo local. E, como de costume, Jesus ganhava adeptos ao apresentar uma catequese viva e vibrante a quem lhe desse ouvidos e um pouco de atenção. E eram muitos os curiosos que em tampouco tempo acreditavam com fé em seus dizeres.

Os milagres também faziam parte da estadia de Cristo, que sempre era procurado por enfermos físicos. Jesus passou a vida inteira dando testemunho e fazendo testemunho ao executar sinais divinos e miraculosos - seus principais dons em favor de Deus. Podemos ter como exemplo o evangelho de hoje. Que possamos saber também usar nossos dons a serviço do Nosso Senhor, amém.

(Lincoln Spada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário