BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de ago. de 2009

ENTREGAR-SE PELA CAUSA DO REINO

DIA 10 DE AGOSTO-SEGUNDA-FEIRA

Antífona da entrada: São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.

Oração do dia

Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Salmo de resposta 111/112

Feliz o homem caridoso e prestativo.

Feliz o homem que respeita o Senhor
e que ama com carinho a sua lei!
Sua descendência será forte sobre a terra,
abençoada a geração dos homens retos!

Feliz o homem caridoso e prestativo,
que resolve seus negócios com justiça.
Porque jamais vacilará o homem reto,
sua lembrança permanece eternamente!

Ele não teme receber notícias más:
confiando em Deus, seu coração está seguro.
Seu coração está tranqüilo e nada teme,
e confusos há de ver seus inimigos.

Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez,
e crescerão a sua glória e seu poder.

COMENTÁRIO SOBRE O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO JOÃO.

Evangelho (João 12,24-26)

A explicação da parábola da semente que cai na terra germina e dá frutos, somos todos nós que nos entregamos pela causa do Reino de Deus. Na verdade, alguns fazem entrega total de si, como os sacerdotes e as freias. Mais nós também somos exemplos de auto entrega pela evangelização. Somos catequistas e renunciamos a uma porção de coisas para poder realizar de forma aceitável o nosso trabalho. Primeiro lutamos 24 horas por dia para renunciar o pecado. O que não quer dizer que o façamos totalmente. Mais pelo menos tentamos. Em seguida renunciamos a uma porção de coisas como o laser, o convívio total com a família, etc. O grão que não morre fica só. Aqui o trecho do evangelho se refere àqueles que nem estão aí para o Reino de Deus. Querem mais é cuidar da sua vida e não têm tempo para Deus. E aí acontece o contrário do que eles almejam. Suas vidas acabam definhando-se pela ausência de Deus. Não é que Deus seja vingativo e nos abandonam. Somos nós que O abandonamos por causa do nosso individualismo e o apego às coisas desta vida. O grão, para multiplicar-se em novos frutos, tem que cair na terra e morrer. Isso é a doação de si mesmo, dizer não aos instintos para poder se aproximar de Deus, se santificando para poder santificar os outros. É a comunicação da palavra, a fraternidade e o serviço à vida. A morte não é o último ato isolado da existência humana, mas é o termo de uma vida devotada ao amor fraterno, por amor a Deus. Apegar-se à vida é querer resolver os problemas da existência com os nossos recursos sem recorrer à força poderosa e infinita de Deus que está sempre à nossa disposição. É quando não conseguimos os nossos intentos, pois tudo é mais difícil quando nos afastamos do Pai. O ideal ou o certo é guardar a vida na vida eterna plantando aqui para colher um dia lá. Para chegar a esse ponto, temos que dar o desprezo a esta ideologia de sucesso e poder, que impõe a submissão pelo temor. Quem não teme a própria morte está livre para colocar-se totalmente a serviço da vida eterna. O seguimento de Jesus se faz com o abandono total de si mesmo, a favor da evangelização.

ORAÇÃO:

Ó Deus, saciados por vossos dons, concedei-nos, ao vos prestar o devido culto , a graça de combater o nosso egoísmo e crescer no caminho da salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

Sal

Um comentário:

  1. ESSAS REFLEXÕES DIARIA AJUDA-ME MUITO, PRINCIPALMENTE POR EU SER CATEQUISTA, E SEMPRE QUE LEIO ESTE EVANGELHO VEJO A MINHA GRANDE IMPORTANCIA DE ESTAR IRRIGANDO AS MINHA SEMENTES E VOCES, SEM PERCEBER IRRIGAM MUITAS SEMENTES QUE CAE EM TERRAS ATÉ BOAS, MAS QUE PRECISA DE UM CUIDADO ESPECIAL, DEUS ABENÇOE OS SEUS TRABALHOS, ASSIM A NOSSA IGREJA PODERÁ PERMANECER FALANDO DA MÃE SANTISSIMA.
    MARIA BONDESPACHO - VÁRZEA GRANDE/MT

    ResponderExcluir