DIA 17 DE AGOSTO DE 2009 SEGUNDA
(Mateus 19,16-22)
Antífona da entrada: Ó Deus, nosso protetor, volvei o vosso olhar para os jovens e os conduza por caminhos menos perigosos que os leve a paz e a salvação. Por nosso senhor Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
MENSAGEM SOBRE O EVANGELHO
Essa passagem do evangelho traz um ineditismo desigual, por se tratar do primeiro momento bíblico em que Jesus se encontra com um jovem. O termo 'jovem' foi desenvolvido com o passar dos séculos, e provavelmente, a idade do personagem deve ser o que consideramos atualmente como um adolescente. Se formos ver o contexto, a História estabelece a curiosidade juvenil sobre a transcendência - até aí, tudo muito natural. Mas a relação formulada por Jesus entre a perfeição humana (santidade) e o conceito de subsidariedade , já remete que o humano também é responsável pelo bem coletivo e deve prezar as necessidades alheias, quando as mesmas já forem saciadas. São critérios da própria axiologia (teoria dos valores/necessidades), contudo, precisam ser revistos com o olhar da solidariedade e do altruísmo. O último citado é característica priori para a 'partilha do pão', símbolo da Nova Aliança entre Deus e o povo. A doação de seus bens supérfluos a quem precisa da assistência e acompanhar os trejeitos do bondoso Rei da Paz - segui-lo através do sentimento esperançoso e viver seu apostolado de amor - são sim requisitos para se manter de forma plena a santidade em comunhão com todos. Correspondamos com a ação singela do amor de Deus Cristo, Amém.
Lincoln Spada
Oração
Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superem todo desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário