BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de ago. de 2009

REI QUE CELEBRAVA AS BODAS DO SEU FILHO

DIA 20 de AGOSTO=REI QUE CELEBRAVA AS BODAS DO SEU FILHO

Evangelho (Mateus 22,1-14)


Essa parábola é uma das três em que Mateus relata sobre o confronto entre o Sinédrio e Jesus. Lucas, por sua vez, apresenta-a durante uma refeição de Jesus em casa farisaica. Focando-a no Evangelho segundo a comunidade de Mateus, a parábola é uma narrativa sobre as bodas do filho dum rei, onde os primeiros convidados não decidiram comparecer na festa. É como o exemplo do homem que, ao morrer, depara-se com uma caixa cheia de bênçãos. Perguntado porque o falecido não recebera tais alegrias em vida, o anjo responde que o homem nunca procurou ou pediu tais bênçãos para Deus. Ele não foi procurar por Deus.

Quantas vezes não nos esbarramos com aqueles que jamais querem celebrar uma missa, quiçá um culto cristão, conosco? Tenho um ótimo exemplo em minha família, meu pai se considera católico e só assiste missas (uma parte delas, claro) por televisão.

Diz que tem um caráter católico muito mais digno do que alguns que atuam em nossas paróquias, e isso posso até afirmar que seja verdade pela integridade dele. Porém, não é correto tal atitude. Moramos há duas quadras da matriz, ele não é enfermo e temos quinze horários durante a semana para que ele pudesse acompanhar. Nada.

Bento XVI exorta em 'Sacramentum Caritatis' que é impossível alguém ser católico se não viver em comunidade, pois onde ele exercerá sua profissão de fé se não for com os irmãos e entes? No entanto, conhecemos muito bem nossos irmãos e entes que batem no peito ao dizer que são 'católicos não-praticantes'. E justamente são eles que acabam por ser os convidados que Cristo fala.

A referência sobre pessoas que são chamadas, convidadas a participar do banquete eclesial e espiritual mas não atendem a tal 'vocare'. Daí, a palavra vocação, que significa chamamento. Reforço a idéia da parábola em que muitos são chamados, mas poucos são quem respondem ao chamado.

O voluntariado, o serviço, a pastoral. Tantas formas de poder auxiliar sua Igreja, até mesmo por dízimo ou oração sempre que possível. Viver em comunhão com sua comunidade é fundamental, assim já declara Cristo.

E quem não seguir ao chamado, não poderá ser digno das bênçãos e alegrias divinas. Que respondemos à nossa vocação e nos fortaleçamos cada vez que formos procurar a Deus Pai, amém. (Lincoln Spada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário