BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de ago. de 2009

O FILHO DO HOMEM É SENHOR TAMBÉM DO SÁBADO.

05 DE SETEMBRO

Os discípulos de Jesus colhiam espigas com a mão, o que, segundo a Lei mosaica, era permitido fazer: "Quando entrares na plantação de teu próximo poderás colher as espigas com a mão, mas não passes a foice na plantação do teu próximo"

(Deu 23, 26). Porém, essa situação ocorre no sábado e, na visão farisaica, é descrita como "colheita", trabalho proibido nesse dia.

Neste incidente, as provocações são dirigidas aos discípulos, mas Jesus intervem a favor deles, como mestre e defensor. Usa como argumento um fato do Antigo Testamento, quando David e um grupo de seguidores se escondia de Saul e foi a um santuário pedir comida.. Como o único alimento disponível eram pães consagrados da oblação, que só os sacerdotes podiam comer, o sacerdote encarregado permitiu que comessem, pois as restrições da Lei não devem ceder às necessidades dos homens (1Sm 21,2-7). Se a autoridade de David para interpretar a Lei é aceita, muito mais aceita deve ser a autoridade de Jesus, o Filho do Homem, o Senhor do sábado.

Com essas palavras Jesus quer dizer que seus seguidores devem interpretar toda lei judaica segundo o espírito da lei de Deus, a misericórdia. Mas a parte mais importante desse texto é o último versículo, onde Jesus, se coloca como o Filho do Homem, e declara sua autoridade, cessando os comentários dos fariseus que certamente começarão a tramar contra Ele.

Maria Cecilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário