BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de ago. de 2009

JESUS CRITICA OS FARISEUS

DIA 25 AGOSTO

Evangelho (Mateus 23,23-26)



Uma desculpa esfarrapada para não atender o telefone. Uma fuga dum compromisso pra satisfazer uma vontade qualquer. Mentir, blefar ou falsear. Em outras palavras: mascarar a realidade. Isso também é debatido pela população atual, vejam a novela os atos psicóticos de Yvone e, não precisa resgatar a memória, para se lembrar das personagens de Flora (A Favorita) e de Nazaré (Senhora do Destino).

As personagens interpretadas por Letícia Sabatella, Patrícia Pillar e Renata Sorrah têm uma sintonia: as três mascaram a realidade, as suas verdadeiras intenções. “Quem você é, me diga!” bradava Pitty nos versos mais famosos do rock baiano. E tal falsidade ganha adeptos desde o início da civilização humana. Apresentar-se como outrém é caso típico de certas pessoas.

No tempo de Jesus, a exemplaridade da elite religiosa (fariseus e escribas) também servia para mascarar os anseios da classe sacerdotal, que mal seguia, de fato, os valores embutidos nos preceitos mosaicos. A sociedade da aparência já é banida pelos dizeres de Cristo, que substitui valores de dignidade humana no lugar de meras regras que a própria elite fez questão de formular para seus benefícios.

Os “ais” permeados em todo o Evangelho são intenções proféticas, já vindas dos discursos do antigo Isaías. Tal referência profética resgatada por Jesus só lhe dá maior autoridade sobre a Palavra e, portanto, com maiores condições diante do povo de conduzir o povo atento e humilde ao senso crítico. Justiça é o cumprimento de direitos e deveres para a boa vivência da população. Misericórdia é o ato de abandono de si mesmo, especificamente 'esvaziar seu coração' para a espiritualidade sensorial e sensível com Deus.

Fidelidade é saber seguir com discernimento o que é certo e previsto por Deus a partir da história hebraica. Quando Jesus cita esses três conceitos para seus ouvintes, ele deseja promover um lugar pacífico e solidário onde vive. Conceitos esquecidos por todos e que deveriam/devem ser semeados também entre nós. Que possamos ser cada vez mais justos, misericordiosos e fiéis a Deus como nosso Mestre nos pede, amém. (Lincoln Spada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário