BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de ago. de 2009

VIGIAI E ORAI PARA FICARDES DE PÉ ANTE O FILHO DO HOMEM!

DIA 28 DE AGOSTO

Evangelho (Mateus 25,1-13)


Você pratica estultícia? Bill Hybels relembra o sapiencial Livro dos Provérbios, onde o tolo não significa quem tem pouca inteligência, mas quem desconhece e ignora a Palavra. Quem é tolo proclama estultícia (Pv 12,23), a boca do tolo se apascenta de estultícia (Pv 15,14), já que o entendimento é fonte de vida mas a estultícia é o castigo dos insensatos (Pv 16,22). Ops, o tolo também é colocado no mesmo patamar do insensato. Repare como a cultura popular hebraica através de seus ditados recrimina o tolo. E há um parecer sobre isso. Ninguém tolera um tolo.

Dificilmente uma pessoa é capaz de admirar quem não aceita fazer o que é correto, para não dizer que isso é uma tarefa impossível. Nunca me apaixonei por uma garota aparentemente tola, ela sempre tem que ter um 'quê' a mais para estar comigo.

O olhar também é idêntico quando queremos fazer amizades, recusamos a nos relacionar com quem nos parece tolo/errado/oposto aos nossos princípios. Trabalho de exclusão social: rejeitamos tudo o que é diferente, principalmente quando o que o distingue é a ignorância no sentido comportamental. Ex-presidiários raramente dão a volta por cima e arranjam um emprego decentemente.

E a mesma exclusão já ocorre nos tempos da província siriana. Jesus ressalta o tal preconceito e não o condena. A luz na parábola evangélica resume-se na sabedoria, na ciência. Prevenir-se na espera de Deus é como a cautela de esperar o(a) seu(sua) parceiro(a). Vigiai. O conhecimento é imprescindível para que nos encontremos intimamente com o amor ágape de Deus. Buscar a formação, sentir-se capaz de amar e amar de forma correta e coerente os seus próximos é compromisso cristão.

A representatividade e a semelhança com Cristo através de seus atos pessoais - literalmente seguir uma conduta exemplar - é necessário para que alcancemos o reino onde se faz a vontade ágape do Pai que também é trindade. Como dizia Shakespeare em uma de suas mais belas obras, Sonhos de Uma Noite de Verão: 'esforçai-vos, sedes perfeitos!' Que nós, comprometidos com a doutrina de Jesus Cristo, esforcemo-nos para alcançar a santidade e intimidade com Deus, amém!

(Lincoln Spada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário