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23 de ago. de 2009

JESUS E NATANAEL

DIA 24 DE AGOSTO DE 2009

João 1, 45-51

O prenúncio da ressurreição já é feito por Cristo ainda para Natanael. Trata-se de um texto segundo a autoria joanina, o apóstolo-amado, o que já podemos considerar então como uma passagem repleta de simbolismo e significado. Já que o Evangelista recriou toda a biografia de Cristo em paralelo com as festividades comuns de sua cultura judaica, os sinais religiosos são demonstrados com maior ênfase. Principalmente porque o evangelista João recebe a ajuda do presbítero João para concluir os registros, na sua velhice. Agora com maior interação, reparemos em dois trechos desse texto. Primeiro é a questão social que o povo já tinha com a aldeia de Nazaré, por se tratar de uma região galiléia e, portanto, muito miserável e distante da rica e glamourosa Jerusalém - centro político e religioso da província da Síria.

O nascimento de Jesus numa família pobre e numa região onde a maior parte não crê em Deus já é sinal de sua distinção e como Deus se posiciona à favor dos irmãos menos favorecidos. A escolha de Jesus nestas condições só reafirma o amor do Senhor para com a 'ovelha perdida'. A segunda situação que grifo é a afirmação do nazareno sobre onde estava anteriormente Natanael, comprovando a onisciência divina que o Senhor já sabia como utilizar. A afirmação que comprova a divindade de Jesus. Não façamos como Natanael, que duvidou da realeza de Cristo, que tenhamos fé suficiente para acreditar fervorosamente que só Ele é caminho para a felicidade, amém.

Lincoln Spada

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