DOMINGO DIA 6 DE SETEMBRO=IGNORAR O IRMÃO É PECADO
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA
COMENTARISTA: Irmãs e irmãos: Vamos Participar com muita fé desta celebração da palavra, para que ela tenha o mesmo efeito e uma missa, e roguemos a Deus Pai pelas vocações sacerdotais.
CANTO DE ENTRADA
CELEBRANTE: Ó Deus Pai bondoso e poderoso. Nós vos suplicamos pelas vocações sacerdotais. Por Jesus Cristo na unidade Do Espírito Santo.
Irmãs e irmãos. Sejam todos bem vindos e bem vindas a esta celebração que se inicia: Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
ATO PENITENCIAL
CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Reconheçamos os nossos pecados diante e Deus e peçamos perdão para que nos tornemos menos indignos de participar desta cerimônia. (Confesso a Deus...)
HINO DE LOUVOR: (cantado ou não)
ORAÇÃO DO DIA:
CELEBRANTE: Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
PRIMEIRA LEITURA:
Leitura (Tiago 2,1-5)
Leitura da carta de são Tiago.
Meus irmãos, na vossa fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas.
Suponde que entre na vossa reunião um homem com anel de ouro e ricos trajes, e entre também um pobre com trajes gastos;
se atenderdes ao que está magnificamente trajado, e lhe disserdes: Senta-te aqui, neste lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica ali de pé, ou: Senta-te aqui junto ao estrado dos meus pés,
não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos?
Ouvi, meus caríssimos irmãos: porventura não escolheu Deus os pobres deste mundo para que fossem ricos na fé e herdeiros do Reino prometido por Deus aos que o amam?
Palavra do Senhor.
SALMO DE RESPOSTA:
Salmo 145/146
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.
Bendirei ao Senhor toda a vida!
O Senhor é fiel para sempre,
faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,
é o Senhor quem liberta os cativos.
O Senhor abre os olhos aos cegos,
o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo.
É o Senhor quem protege o estrangeiro.
Ele ampara a viúva e o órfão,
mas confunde os caminhos dos maus.
O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará
para sempre e por todos os séculos!
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO = Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo pregava o Evangelho, a boa nova do reino, e curava seu povo doente de todos os males, sua gente! (Mt 4,23).
EVANGELHO:
CELEBRANTE: O SENHOR ESTEJA CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós.
CELEBRANTE: PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS
(Marcos 7,31-37)
Jesus deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.
Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.
Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!
No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!
CELEBRANTE: PALAVRA DA SALVAÇÃO.
TODOS: Glória a vós Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
DOMINGO DIA 6 DE SETEMBRO =JESUS CURA O SURDO-MUDO
Mc 7,31-37
Prezados irmãos. As leituras e hoje nos chamam a atenção para o desprezo que às vezes fazemos com os nossos semelhantes menos favorecidos pela sorte. Na carta de Tiago percebemos que todos nós fazemos distinção entre as pessoas importantes e as pessoas não importantes.
No evangelho, o tema da discriminação continua. Vejam. Os habitantes da região de Tiro e Sidônia, eram tradicionalmente repudiados pelo judaísmo. Mais Jesus esteve lá porque Ele não excluía ninguém do seu plano de amor.
Nós somos o contrário. Nós excluímos, discriminamos e ignoramos os nossos irmãos.
Quando eu ignoro um irmão, é o mesmo que dizer: Eu amo a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo excluindo você. Porque ignorar alguém é o mesmo que cancelar essa pessoa da minha vida. É o mesmo que impedir que ele caminhe do meu lado na estrada da vida. Então eu digo: Você fique lá atrás que eu vou caminhando aqui na frente, afinal eu sou mais importante que você.
Ignorar é o mesmo que excluir alguém. É tentar apagar aquela pessoa da nossa mente, embora ela continua em nossos pensamentos. É uma maneira silenciosa e fria de cancelar alguém, fazendo com essa pessoa fique sem ambiente e finalmente tome a decisão por si de se retirar daquele meio social. É uma maneira tão fria que se diz: Vamos dar um gelo nele ou nela. É por isso que ignorar é o mesmo que matar alguém.
Ignorar é pecado porque entra em choque com o ensinamento de Jesus: Trate os outros como você gostaria de ser tratado por eles. Ninguém gosta de ser ignorado, mais muitos preferem ignorar, em vez de ter uma conversa franca com aquela pessoa, e dizer: Nós não combinamos por causa do seu jeito ou da sua mania de dar ordens, de falar alto, de me corrigir, etc. E geralmente depois de um atrito desse tipo, as duas pessoas passam a se aceitar mutuamente, acontecendo uma grande amizade muito mais sincera, porque as arestas entre elas foram todas aparadas. A diferença foi tirada.
É por isso que ignorar é o mesmo que dizer: Eu não suporto você, porque você me incomoda, você me irrita, me aborrece porque você é igual a mim. Isso porque não suportamos uma outra pessoa igual a nós na nossa frente. Quando você diz: a voz daquela garota me irrita, com certeza o jeito dela é igual ao seu jeito. Ela é líder, extrovertida, e você também é assim. Aí aconteceu um choque de valores e de defeitos juntos que chamamos de antipatia. Veja. Não existem pessoas antipáticas em si, mas sim pessoas que me são antipáticas. Nós não toleramos outra pessoa igualzinha a nós no mesmo ambiente em que convivemos. A nossa tendência é falar mal daquela pessoa, ressaltando os seus defeitos os quais são iguais aos nossos. Jesus, não agia assim, ele nos ensinou com o seu exemplo de vida a tolerar a todos. Os que nos são simpáticos e os que nos são antipáticos. Jesus em seu ministério, aboliu a distinção entre povos impuros, os gentios, e povos considerados puros, ou seja, os judeus.
“E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade.”
A surdez e a dificuldade em falar provoca uma inibição nas pessoas sujeitas a um poder opressor diante das demais. Jesus, comunicando-se com elas, remove esta inibição. Então aqueles gentios que tiveram a felicidade de experimentar a convivência com a pessoa de Jesus enchem-se de admiração por Ele e passam a anunciar para todos tudo o que eles viam Jesus fazer. Dessa maneira, os gentios passa a ser missionários em seu próprio território.
Que Deus nos ajude a aceitar os nossos irmãos do jeito que eles são. E cumprir com o nosso dever de cristãos imitadores de Cristo em contribuir da melhor maneira possível para o crescimento do nosso irmão na fé, e consequentemente, dar a ele condições de descobrir e corrigir os seus defeitos. Mais devemos recorrer ao Espírito Santo para que nos ajude a conseguir enxergar o momento psicológico de fazer isso com a devida caridade, para não magoar o nosso irmão.
CELEBRANTE : CREIO EM DEUS PAI...
CANTO DE OFERTA: CELEBRANTE SENTA ENQUANTO A COLETA É FEITA
COMENTARISTA: NESTE MOMENTO, VAMOS FAZER UMA MEDITAÇÃO ESPECIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA.
CELEBRANTE: IRMÃS E IRMÃOS: DE JOELHOS VAMOS INVOCAR AO PAI ETERNO PARA QUE ELE ESTEJA PRESENTE EM NOSSA CELEBRAÇÃO.
DEUS PAI TODO PODEROSO CRIADOR DO UNIVERSO INFINITO, QUE DEU A JESUS CRISTO VOSSO FILHO UM PODER INFINITO SOBRE TODAS AS FORÇAS DO UNIVERSO, NÓS TE LOUVAMOS E AGRADECEMOS POR TUDO QUE NOS DESTES DESDE O NOSSO PRIMEIRO DIA DE VIDA ATÉ O PRESENTE MOMENTO. NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI. TENHA PIEDADE DE CADA UM DE NÓS. PERDOE OS NOSSOS PECADOS E ATENDA OS NOSSOS PEDIDOS. (PAUSADAMENTE E BAIXANDO O TOM DE VÓZ, CONTINUE) IRMÃOS. EM SILÊNCIO FAÇAMOS CADA UM OS NOSSOS PEDIDOS A DEUS PAI AGORA. (dois minutos )
CELEBRANTE: NÓS VOS SUPLICAMOS Ó PAI QUE ATENDA OS PEDIDOS QUE ACABAMOS DE FAZER, POR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA
CELEBRANTE: Irmãs e irmãos. Com amor e confiança façamos os nossos pedidos a Deus, dizendo. Senhor, escutai a nossa prece.
COMENTARISTA -1-Pela paz nas nossas famílias. Rezemos ao Senhor
COMENTARISTA -2-Pelos doentes, da nossa paróquia e de todo o mundo. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -3-Pelos que sofrem com a falta de emprego, de habitação e de alimento.
Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -4-Pelas vocações sacerdotais. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -5-Pelas almas dos nossos irmãos que morreram. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -6-Pelos jovens para que não se afastem do caminho, da verdade, e da vida. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -7-Pela conversão dos pecadores. Rezemos ao Senhor.
COMENTARISTA -8-Pela Vossa Igreja espalhada pelo mundo inteiro para que ela cresça na paz e na unidade. Rezemos ao Senhor.
CELEBRANTE: DEUS PAI, TUDO ISSO NÓS VOS PEDIMOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE CONVOSCO VIVE E REINA NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
CELEBRANTE: PREZADAS IRMÃS E IRMÃOS. REZEMOS COM CONFIANÇA A ORAÇÃO QUE JESUS NOS ENSINOU.
PAI NOSSO...
CELEBRANTE: Livrai-nos ó Pai de todos os males passados, presentes e futuros e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.
COMENTARISTA: Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
CELEBRANTE: Senhor Jesus Cristo que dissertes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
COMENTARISTA: (olhando para a platéia) A M É M!
CELEBRANTE: A paz do Senhor esteja sempre CONOSCO.
COMENTARISTA: Todos. O amor de Cristo nos uniu.
CELEBRANTE: Irmãos: Como filhos e filhas do Deus da paz que nos ama, saudemos uns aos outros.
COMENTARISTA: CORDEIRO DE DEUS ...
CELEBRANTE: Antífona da comunhão: Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12). IRMÃOS: EIS O CORDEIRO DE DEUS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
COMENTARISTA: Todos: Senhor. Eu não sou digno que entreis em minha casa. Mais dizei uma só palavra e eu serei salvo.
CELEBRANTE: Jesus que quisestes ser o alimento para nossa alma. Fazei com que o teu corpo e o teu sangue que vamos receber não se torne para nós motivo de juízo e condenação, mas sim remédio, força e alimento para a nossa alma.
COMUNHÃO = CANTO DE COMUNHÃO
MOMENTO DE SILÊNCIO MEDITAÇÃO PÓS COMUNHÃO ( 3 MINUTOS)
Depois da comunhão
CELEBRANTE: Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!
ORAÇÃO FINAL:
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
AVISOS DA SEMANA
CELEBRANTE: O Senhor esteja CONOSCO.
COMENTARISTA: Ele está no meio de nós
CELEBRANTE: ABENÇOE-NOS Ó DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. AMÉM. Vamos em paz, boa semana a todos e que o Senhor nos acompanhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário