BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de ago. de 2009

JESUS E O REPOUSO SABÁTICO

05 DE SETEMBRO SÁBADO

Lc 6,1-5



Detesto palestras. Tanto aplicar palestrar, quanto a escutá-las. O motivo é simples, toda palestra é dividida em dois segmentos. A primeira parte, de aproximadamente uma hora, o responsável (sempre alguém com autoridade para abordar o tema) faz uma belíssima explanação. Slides em cima de slides, rabiscos na lousa, tabelas, gráficos e às vezes direito a vídeos para dinamizar o horário. Todos entendem, mas sempre há alguns que lhe restam dúvidas. E, no momento mais apropriado, a segunda parte da palestra, eles excluem suas interrogações com o palestrante.

Só que sempre há um ou outro que, para dar uma de sabichão ou querer pregar uma peça a quem está no palco, acaba por fazer sua oratória rebuscada e deixar numa pergunta a ver com exceções do assunto.

E isso me irrita. Querer deixar o palestrante na saia justa a partir de uma pergunta a uma exceção não é uma das melhores atitudes da platéia. Perguntas sobre exceções também são frequentes nos vestibulares ou provas de concurso. Cinco alternativas. A primeira é absurda. A segunda não segue o raciocínio inicial da pergunta. A terceira dá o valor a partir de uma análise ou unidade de medida que o texto não pede. Sobram a quarta e a quinta. Uma é para a regra geral, a outra, para variar, é uma exceção. E o que foge de regras sempre é evidenciado.

Vestibulares, palestras, nas próprias notícias. É notícia tudo aquilo que é novo ou diferente - exceção encaixa-se bem nesse perfil de pauta.

Jesus enfoca as exceções nesse Evangelho, principalmente no que sai além da tangente da Lei da época: não fazer a colheita (e qualquer outra ação) no sábado. Contudo, indagam sobre Jesus sobre a exceção feita aos seus apóstolos. Meio que pergunta irritante ao palestrante, como dei no exemplo acima.

Algo aparentemente para tentar argumentar contra as palavras do responsável - Cristo. Ele responde em alto e bom tom sobre que as exceções podem existir, desde que essa sensibilidade na atitude altruísta seja para gerar a dignidade humana da pessoa auxiliada. Questão de sensibilidade, ou podemos até nomear como versatilidade diante das necessidades sociais.

Que a flor da sensibilidade brote no coração de cada um de nós nas escolhas cruciais que fazemos diariamente, amém.

(Lincoln Spada)


Nenhum comentário:

Postar um comentário