Segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
4ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Agripino de Alexandria (bispo), Aldegunda de Maubeuge (virgem, abadessa), Alexandre de Jerusalém (mártir), Armentário de Antibes (bispo), Armentário de Pavia (bispo), Barso de Edessa (bispo), Bartimeu (bispo de Edessa, um dos 72 discípulos de Cristo), Feliciano, Filipiano e 124 companheiros (mártires da África), Félix (papa), Hipólito de Antioquia (presbítero, mártir), Jacinta Mariscotti (virgem), Martina de Roma (virgem, mártir), Muciano Maria Wiaux (religioso), Sabina de Milão (mãe de família).
Primeira leitura: 2 Samuel 15,13-14,30;16,5-13a
Deixai amaldiçoar conforme a permisão do Senhor
Salmo responsorial: 3,2-3,4-5,6-7 (R. 7b)
Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me
Evangelho: Marcos 5,1-20
Espírito impuro, sai desse homem – Missionários Claretianos
A "outra margem" representa um desafio para Jesus e seus discípulos. Enquanto a margem ocidental está ocupada principalmente pelo povo Judeu, com pouca presença de gregos e siríacos, a margem oriental está ocupada quase que exclusivamente por estrangeiros, que tem uma religião distinta da de Israel.
A distância maior não é a geográfica, mas sim a cultural e religiosa. Ali Jesus enfrenta maior opressão, representada por uma legião. O homem agoniado por este mal é incapaz permanecer junto aos vivos e prefere a companhia dos mortos. A ação de Jesus o liberta, não sem antes fazer cair o castigo sobre os porcos, símbolo do culto aos deuses pagãos e à violência romana.
A libertação só se completa quando o homem curado caminha para os seus anunciando a Boa Nova de sua salvação. Hoje, nós enfrentamos uma legião de ideologias que legitimam a violência sobre os mais debilitados e a manipulação de todos os seres humanos.
Nossa luta seria vã se não soubéssemos de antemão que poderíamos vencer. Se nos abandonarmos às nossas forças, terminaremos derrotados, porque esta força tem um caráter sobre humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário