BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de jan de 2012

Renunciar a si mesmo para não ter uma fé sem obras - Sal


17 de fevereiro



Mc 8,34-9,1

Que me diz disso: uma senhora muito piedosa estava indo para a missa de manhã. No meio do caminho bem diante dela, uma criança foi atropelada por uma bicicleta, sendo que o garoto que pedalava também caiu na tentativa de desviar da menina. Uma  moça que ía passando, correu para levantar os dois jovens que tentavam se equilibrar, pediu ajuda àquela senhora. Ela respondeu muito séria e categoricamente. – Não! Eu não posso. Estou inda para a missa e não devo me atrasar!

            Viu? Será que nunca agimos assim ou de forma quase igual? Deixar de atender ou servir a um irmão necessitado para ir rezar o terço? Ou para chegar em tempo na missa?

            Aquela senhora tinha um fé inabalável. Acreditava em tudo o que Jesus ensinou. Mais tudo mesmo? Neste exemplo estamos vendo uma demonstração de uma fervorosa e beata fé, porém sem obras.

            É o assunto da carta de Tiago. Ele nos adverte para tomarmos cuidado com a fé sem obras. Avisa que o diabo também acredita em Deus. Mais nem por isso segue os seus mandamentos, praticando o que Jesus nos ensinou.

            No Evangelho, Jesus nos diz:  "- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira;".

Veja: aquela beata senhora, achou que estaria agindo 100% certo. Mais pensando bem, ela preferiu defender primeiro os seus interesses, em vez de socorrer àquelas inexperientes crianças que se acidentaram pela falta de prática na bicicleta.

 E por que?  Porque ela frequentava diariamente a Igreja, participando da missa, do terço, e de outras atividades como acender velas, e declarava que fazia tudo aquilo para garantir um lugar no céu, e que todos deveriam fazer como ela fazia. Até aqui, nada contra as práticas religiosas daquela senhora. Porém, quem a conhecia de perto, reclamava da sua grande falta de caridade, de humildade, e de piedade para com os que lhe pediam ajuda, e assim por diante.

            E pensar que hoje, Jesus nos avisa que  "quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira." Isto é, a Vida Eterna.  Por minha causa, porque quando socorremos o irmão, é a Cristo que socorremos.

Vá e faça o mesmo! 

Sal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário