BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de abr. de 2010

A PAIXÃO E MORTE DE N.S.J.C.

SEXTA-FEIRA SANTA = ABRIL 2010 = PAIXÃO DE N.S.J.C.

Jo 18,1-19,42

“Eu falei às claras ao mundo. Ensinei sempre na sinagoga e no Templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada falei às escondidas. Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que falei; eles sabem o que eu disse.”

Hoje, Sexta-Feira Santa, lembramos o sofrimento de N.S.J.C. o qual ficou conhecido como PAIXÃO DE CRISTO. Jesus foi injustamente condenado a morte humilhante de Cruz, tendo que carregar esta mesma cruz como um criminoso qualquer.

Aqueles que condenaram Jesus, os sumos sacerdotes, não podiam executar a sua morte, pois precisavam da aprovação do poder romano presente na Palestina, representado por Pilatos. Tanto Herodes como Pilatos perceberam que os sacerdotes queriam matar Jesus por inveja, e afirmaram não ter encontrado nenhum crime em Jesus. Pilatos recebe pressão e foi acusado de estar contra César pelos sacerdotes os quais alegaram que se Jesus tinha dito ser rei isso era estar contra César. Sendo assim Pilatos ficou numa situação difícil, e foi por isso então que fez a cena simbólica de lavar as mãos, como quem não tinha nada mais a ver com o sangue daquele inocente, entregando ou devolvendo Jesus ao poder religioso, aos sumos sacerdotes.

Jesus era Deus e homem. O Jesus-homem sentia dor, fome, frio como qualquer pessoa. Jesus-Deus sabia tudo o que iria lhe acontecer nos mínimos detalhes. Foi por isso que Jesus-Homem ficou muito tenso e suou sangue no Horto das Oliveiras. Na verdade, o nome exato é TRANSPIRAR SANGUE.

Você sabe o dia da sua morte? Nem eu. Isso é bom, ou ruim? É claro que é bom. Imagine que hoje seria o seu último dia de vida e você ficou sabendo disso ao se levantar. Será que você estaria sentado aí com toda esta calma? Não! Você estaria em PÂNICO! Pânico total e pleno. Já teria telefonado para todos os amigos e parentes, já teria corrido atrás do sacerdote para fazer uma boa confissão ou a extrema unção... e provavelmente teria também transpirado sangue. Conclusão. Não saber o dia da nossa morte é uma coisa muito boa, uma dádiva de Deus para que não soframos por antecipação. Como aconteceu com Jesus enquanto homem na noite antes de sua morte. Jesus estava profundamente abalado em sentido psicológico, moral e físico, e foi por isso que o Evangelho diz que Jesus suou sangue.

Muita gente já deve ter dito ou pensado. Suar sangue! Isso não existe! Que coisa mais ingênua! Vamos entender o que realmente aconteceu com Jesus naquele momento de grande aflição no Horto das Oliveiras momentos antes da sua Paixão propriamente dita.

JESUS TRANSPIROU SANGUE.

O FENÔMENO É CIENTIFICAMENTE CONHECIDO PELO NOME DE HEMATIDROSE. HÊMATO+HIDROSE HÊMATO =A PALAVRA É COMPOSTA PELOS RADICAIS GREGOS: HAIMA (DE HAIMATOS), QUE SIGNIFICA "SANGUE".

HIDROSE = SUOR, TRANSPIRAÇÃO.

A PESSOA QUANDO SUBMETIDA SOB TENSÃO OU ANSIEDADE EXTREMA, AS ARTÉRIAS SE ROMPEM E O SNAGUE PENETRA NAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS.

A HEMATIDROSE É UM FENÔMENO RARÍSSIMO APENAS UMA FRAQUEZA FÍSICA EXCEPCIONAL ONDE O CORPO INTEIRO DÓI, ACOMPANHADA DE UM ABATIMENTO MORAL VIOLENTO CAUSADA POR UMA PROFUNDA EMOÇÃO, POR UM GRANDE MEDO. APENAS UM ATO DESTES PODE CAUSAR O ROMPIMENTO DAS FINÍSSIMAS VEIAS CAPILARES QUE ESTÃO SOB AS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS ONDE O SUOR ANEXA-SE AO SANGUE FORMANDO A HEMATIDROSE. A HEMATIDROSE PODE SER MAIS ENTENDIDA COMO UMA TRANSPIRAÇÃO DE SANGUE ACOMPANHADA DE SUOR.

PORTANTO, LER NO EVANGELHO QUE JESUS SUOU SANGUE, NÃO SE TRATA DE UMA COISA INGÊNUA, COMO ALGUNS PENSAM.

NOS ESTADOS UNIDOS FORAM REGISTRADOS MAIS DE 100 CASOS. POR EXEMPLO. PESSOAS QUE ANTES DE IREM PARA A CADEIRA ELÉTRICA, SOB FORTE TENSÃO POR SABER QUE ÍAM MORRER, TRANSPIRARAM SANGUE.

PESSOAS COM MEDO MINUTOS ANTES DA MORTE, EM CASO DE NAUFRÁGIOS, TEMPESTADES DESTRUIDORAS, ETC. TAMBÉM TRANSPIRARAM SANGUE.

Em seu caminho para o Calvário Jesus-Homem sofreu muita humilhação e muita dor física e mental, dos quais Ele, enquanto Deus, poderia ter se livrado num piscar de olhos com mais um milagre daqueles muitos que fez. Se você reparou, de todos os milagres que Jesus realizou, ele não operou nenhum milagre em benefício próprio. Todos foram para acabar com o sofrimento daqueles que eram excluídos da sociedade injusta.

Jesus-Deus podia simplesmente através de um gesto ou pensamento, destruir o chicote que o flagelava, derreter os cravos que penetraram em seus pulsos, em fim transformar em estátuas todos os soldados e os demais homens que o maltratavam. Mais Jesus precisava passar por todo aquele sofrimento. E, em vez de castigar seus agressores, Jesus rezou e pediu ao Pai para perdoá-los, pois se soubessem que Ele era o próprio Deus, não estariam fazendo tudo aquilo. Essa atitude de Jesus é uma demonstração da imensa e infinita misericórdia e bondade de Deus. Nós também precisamos perdoar as pessoas que são injustas conosco. Pois se elas conhecessem e seguissem os ensinamentos de Jesus, não agiriam dessa forma.

O Jesus-Homem no momento de desespero sentindo-se abandonado pelo Pai, gritou: “Pai! Por que me abandonastes? Não. Deus Pai não o abandonou! Foi só uma impressão do Jesus-Homem naquele momento de desespero. Ele tinha de passar por tudo aquilo, mais o melhor estava por vir no sábado. A RESSURREIÇÃO!

Quantas vezes em nossas vidas nos sentimos abandonados! Na hora que perdemos o emprego, no momento em que desmanchamos o namoro com aquela pessoa que amamos tanto, no momento em estamos envolvidos em um acidente terrível, etc. Não! Deus nunca nos abandona! Nós é que nos afastamos de Deus, e depois colocamos a culpa nele pelas consequências dos nossos atos impensados ou irresponsáveis. Além disso, às vezes não entendemos os desígnos ou a vontade de Deus. Exemplo. Desmanchar com aquela namorada que lhe fez sofrer tanto, foi bom para você. Hoje você está bem casado e feliz da vida, enquanto aquela sua ex-namorada seguiu outro caminho que nem vamos comentar...

Que a Paixão de Cristo perdoe os nossos pecados, e também ressuscitemos e voltemos à vida da graça como um homem novo, uma mulher nova. Amém.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário