BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jan. de 2011

O Reino dos Céus está próximo - Nancy

3 de Janeiro de 2011

Evangelho - Mt 4,12-17.23-25

O Reino dos Céus está próximo.

A VINDA DO MESSIAS TROUXERA PERTURBAÇÕES ÀS AUTORIDADES

Neste evangelho de hoje, narrado por Mateus, constatamos a concretização das profecias de Isaías: O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.

Essa luz era Jesus Cristo, que nascera em Belém, numa manjedoura, pobre e desprovido de luxúria para mostrar ao mundo que o verdadeiro reinado independia dos bens materiais.

Refletindo o presente texto, podemos afirmar que o evangelista Mateus retrata o contexto da Galiléia, uma terra de pagãos onde reinava a apostasia, a impunidade e o culto a ídolos (outros deuses), contrapostos ao Deus de Abraão, de Jacó, de Davi...

Jesus Cristo – profeta e missionário – andava por toda a Galiléia: ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, alertando, conforme citação do próprio evangelho: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Na verdade, Jesus Cristo professava uma doutrina de fé e política, conclamando a justiça social e a paz para todos os homens, independentemente de classe social, raça, credo religioso! E reiterava a conversão.

E o que seria realmente essa conversão? Mudança exterior? Participação nas celebrações litúrgicas e na eucaristia? Certamente não! Uma verdadeira conversão seria muito mais do que mudança de postura, apenas. Seria mudança interior, de coração; mudança que transforma o corpo e a alma, passando do egoísmo à solidariedade, do individualismo à coletividade, anunciando e testemunhando a palavra de Deus, seguindo o exemplo do Mestre Jesus Cristo.

O próprio texto relata que numerosa multidão o seguia, vindo dos mais diversos lugares: Jerusalém, Judéia, região além Jordão... E vinham para buscar a cura, o alimento espiritual, para ouvi-lo, tocá-lo... E sua fama se espalhava por todos os lugares.

Não era a toa que Herodes e as autoridades o temiam, sentindo-se ameaçados, pois Jesus Cristo tinha um poder que não lhe fora atribuído pelos homens, mas pelo grandioso Pai Celestial. Era e tinha “autoridade” constituída por Deus sem necessitar de cargos nomeados pelas autoridades da época para exercer o poder.

E nós, seguimos também a luz de Jesus Cristo? Caminhamos com Ele e amparados nos seus princípios num processo de conversão verdadeira? Assumimos a condição de servos tendo Jesus Cristo como caminho, verdade e vida? Somos luz para o nosso irmão?

Queridos irmãos: Jesus nos convida a sermos seus seguidores e seus discípulos, sabendo perfeitamente das dificuldades que teríamos e temos para abraçar essa missão. Antecipadamente nos conhecia como ovelhas do seu rebanho, reconhecendo as nossas inclinações humanas ao pecado, desviando-se do verdadeiro caminho, enganando-se a si mesmas. Porém, mesmo assim, Jesus Cristo sempre declarou aberta e francamente as exigências reais da conversão. Jesus nunca negou que haveria dificuldades e lutas para quem o servisse (Hebreus 11; Mateus 10, 24-25).

Portanto caríssimos irmãos, oremos, pedindo a bondade e a misericórdia infinitas de Jesus Cristo para conosco, para que possamos iniciar este novo ano com renovada predisposição à verdadeira conversão, sendo luz para o mundo e verdadeiros discípulos de Jesus. Amém!

Nancy - professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário