Semana da Epifania
Santos do Dia: Dimas de Connor (bispo), Ermenoldo de Prüfening (abade), Guerino de Sion (monge, bispo), João de Rivera (bispo), Macra de Rheims (virgem, mártir), Melchior, Gaspar e Baltazar (Reis Magos mencionados no Novo Testamento), Pedro de Cantuária (abade), Pedro Tomás (patriarca latino de Constantinopla, mártir), Rafaela do Sagrado Coração de Jesus (virgem, fundadora), Wiltrude de Bergen (viúva, abadessa), Carlos de Sezze (religioso franciscano, bem-aventurado), Frederico de Saint-Vanne (monge, bem-aventurado), Gertrudes van Oosten (virgem, bem-aventurada).
Primeira leitura: 1Jo 4,19-5,4.
Aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.
Salmo responsorial: 71(72), 1-2.10-11.12-13 (R. 11).
Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor.
Evangelho: Lucas 4,14-22a
Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura.
No evangelho de hoje, Jesus é apresentado como aquele que tem em si a posse do Espírito Santo. Isto significa que sua pregação está fundamentada por Deus e, por conseqüência, é dirigida aos privilegiados do Pai: os necessitados. A intenção, pois, deste relato de Lucas é dar a conhecer o rosto de Jesus, que é assumido como o “Salvador”.
Esta concepção salvífica de Jesus é evidenciada ao longo do evangelho de Lucas (por exemplo, Jesus nas bem aventuranças se dirige aos pobres, aos que passam fome e choram de verdade) e isso é de grande importância, porque com isso quer expressar que com Jesus a promessa de salvação chegou ao seu pleno cumprimento.
Na ação solidária e fraterna de Jesus para com os pobres e pecadores são expressos, desde já, os sinais eloqüentes da presença salvifica e libertadora de Deus na história; quer dizer, que em Jesus se cumprem as esperanças mais profundas do povo cristão e se torna realidade o Reino de Deus.
É importante que reconheçamos em Jesus sua capacidade salvífica, a qual se expressa eficazmente no amor desinteressado pelos pobres. Nossa fé está respaldada na fé em Jesus e por esse mesmo amor?
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário