25= de março -
Evangelho (Lucas 1, 26-30)
O evangelho hoje narra um momento especial para história da humanidade, quando o Anjo Gabriel anuncia Maria que ela seria a Mãe do Filho de Deus. O anjo foi enviado a Nazaré, que saúda Maria: “Alegra-te, cheia de graça, O Senhor está contigo” (Lucas 1, 28). Lógico que a jovem Maria, não compreendeu o que estava a acontecendo. O anjo foi enviado, para avisar a Maria que ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus. Maria estava noiva de José, o carpinteiro, e só teria contato carnal com ele após o casamento. Como seria possível? Ficou confusa. O anjo diz: “Não temas... porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1, 30.37) Izabel sua prima que era estéril e de idade avança daria luz a um filho, João Batista; Maria, virgem conceberia pela ação do Espírito Santo, daria a luz a um filho e o chamaria de Jesus. E Maria responde: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra.” (Lucas 1, 38). E verbo divino se fez carne e habitou entre nós. Com o SIM de Maria, se cumpriria a profecia do Antigo Testamento. Maria aceita a Missão de trazer ao mundo o Filho de Deus, e com Ele um novo tempo, ela é a primeira a participar dessa alegria. E por ela renasce a esperança de um povo, e Deus se fez homem para viver no meio de nós, como nós. O homem divino que nos redimiria de todos os nossos pecados.
Maria confiou em Deus, acolheu, escutou e fez a Sua vontade, participando do projeto de Deus, do seu plano de salvação. O Papa São Leão Magno disse: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade." Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor."
Assim como Maria, cada um de nós está nos planos de Deus. Também somos chamados a colaborar com projeto do Pai. Maria é um espelho para todos nós católicos. Um verdadeiro exemplo de coragem, humildade, disponibilidade, fé e confiança total em Deus. Quando dizemos sim ao chamado do Senhor, estamos dizendo a ele que não nos pertencemos mais, que somos seus servos, que estamos disponíveis a cumprir a vontade de Deus, mesmo que isso nos traga sofrimentos e sacrifícios. A dificuldades são muitas, elas nos amadurecem, principalmente quando podemos contar com amigos verdadeiros, que nos ajudam a crescer na fé, a vencer essas dificuldades, e tornar insignificantes qualquer coisa que “agita nosso mar”. Como a Virgem Maria, deixemos tudo nas mãos de Deus. Com humildade no coração para melhor aderirmos ao plano que Deus tem para nossas vidas. E fiquemos felizes porque temos em Maria uma companheira de caminhada, ela é nossa mãe, está olhando por nós, e intercedendo junto a seu Filho Jesus em nossos sofrimentos, nos confortando, consolando, nos dando força e coragem.
Um abraço a todos.
Elian
Oração:
Nossa Senhora permanece conosco e nos ensina a sermos como tu foste: serva, fiel, pura. Caminha conosco e nos ajuda a também sermos cheios de graça e fazermos verdadeiramente de nossos corações, sacrários vivos. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário