BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de mar. de 2010

A minha carne é verdadeira comida

22 de abril

Jo 6,52-59

Quando Jesus disse que a sua carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida, os judeus não entenderam ou não quiseram aceitar a novidade e diziam entre si: Como é que ele pode dar a sua carne a comer?

Em seguida Jesus repetiu: Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue,não tereis a vida em vós.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele”.


Para os judeus isso era o cúmulo do absurdo. Um Galileu, que vive se fazendo de Deus, afirmar que devemos comer a sua carne e beber o seu sangue para ter a vida eterna. Parece que alguns dos judeus não aceitavam Jesus embora percebessem que Ele era realmente O Messias, mais outros não conseguiam entender certas coisas que Jesus dizia, achando que eram barbaridades, blasfêmias ou mesmo loucuras.

E nós? O que pensamos quando estamos na fila Ca comunhão? O que sentimos quando acabamos de receber Jesus sacramentado? Será que somos daquele que dizem: Eu vou comer a Hóstia? Se assim o pensamos, ainda não entendemos ou mesmo não acreditamos como os judeus, nas palavras de Jesus Cristo, que nos garantiu que Ele é o pão descido do céu para o alimento da nossa alma.

Sal

CONCLUSÃO

Como pode ele dar a sua carne a comer? Como entender que para ter a vida eterna e ressuscitar no último dia é preciso comer a verdadeira comida e beber a verdadeira bebida que são a carne e o sangue de Jesus? Essas verdades se constituem numa realidade absurda para os judeus. Por que? Porque eles não conheceram verdadeiramente quem é Jesus. No mundo de hoje, encontramos muitas pessoas que, como os judeus, não conhecem Jesus e vêem a eucaristia como uma realidade absurda. Precisamos agir como missionários para que essas pessoas conheçam Jesus, se alimentem da verdadeira comida e da verdadeira bebida e vivam para sempre.(CNBB)

========================================================

CONTINUANDO A REFLETIR SOBRE A EUCARISTIA

A hóstia é transformada no corpo e sangue de Cristo no ponto mais alto da Santa Missa. E esse mistério de fé acontece por que Cristo, usando a pessoa do padre, é que oferece o sacrifício ( a missa). Em Cada missa atualiza, isto é, “re-apresenta” o sacrifício de Cristo e toda a sua vida. Por isso, a oração mais importante que pode haver é a missa. É Cristo que se oferece ao Pai e nós nos oferecemos com Ele.

É por isso que a missa é um sacrifício. Porque ela torna presente o sacrifício de Cristo. Por sacrifício entendemos: o oferecimento de uma vítima, que geralmente era um cordeiro, que era morto e consumido pelo fogo. Na missa, a vítima é Jesus, que é oferecido ( no ofertório). Jesus é vítima e sacerdote. O padre é apenas instrumento. Na missa Jesus não morre. A sua morte é atualizada na missa, isto é, é mais do que relembrada. O fato é tornado presente, Cristo na hóstia. Na missa, a vítima, (Cristo) é consumida ( comida por nós na comunhão). É indispensável participar bem da missa. Acompanhando as orações e cantos, não me distraindo nem distraindo os outros, comungando ( para isso é preciso estar preparado), e levando a missa para casa, para o trabalho, para a escola, etc.

Quando o padre repete o que Jesus mandou na hora da consagração, a hóstia se torna Jesus vivo. Isso acontece porque Jesus disse. " Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente...

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... ... permanece em mim e eu nele" ( Jo 6, 51.54.56).

"O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele... ...o que comer a mim viverá por mim... ( Jo 6, 48.59)

Jesus disse ainda na última ceia: "Isto é o meu corpo... ...Este é o cálice do meu sangue" Por isso é que cremos. A hóstia consagrada é Jesus inteiro: corpo, sangue, alma e divindade.

Quem não pode comungar? Que não está preparado. Quem cometeu um pecado grave e não confessou.

COMO FAZER UMA BOA COMUNHÃO:

Em primeiro lugar, devemos confessar. Depois participar bem da missa. Após engolir a hóstia devemos ter uma atitude de recolhimento e oração em momento de grande concentração e respeito, pois Jesus está dentro de nós. É a melhor hora para pedir, pois Ele prometeu: "Quando estiver em mim e eu em ti, peça o que quiser e eu te darei".

Quantas vezes podemos comungar? Quantas forem as missas que eu participar. Eu só preciso estar preparado, e estar em jejum uma hora antes da comunhão.

Na eucaristia Cristo está vivo e presente, portanto a eucaristia nos dá:

Alimento: que nos fortalece para que possamos combater os nossos defeitos e evitar as tentações.

Alegria: A verdadeira felicidade de estar junto de Cristo. O sorriso sincero, otimismo gerado pela confiança em Deus.

União: Amizade sincera. Pois não existe verdadeira união sem Cristo.

Na eucaristia Jesus se dá a nós nas espécies de pão e de vinho. Na eucaristia Cristo está misteriosamente presente como alimento. "O meu corpo é verdadeiramente comida" . Sem o alimento da eucaristia o cristão fica fraco, a atuação do Espírito Santo nele é menor. Pela eucaristia podemos viver na amizade de Deus dentro de nós, na plenitude da graça, isto é,3 estamos em estado de graça., e na amizade com Deus e com os irmãos. E protegidos de todos os perigos. Pois se Deus está comigo, quem poderia contra mim?

SAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário