13 de Abril – terça
Evangelho - Jo 3,7b-15
Prezados irmãos. Nascer do espírito é o que estamos precisando fazer agora. Transformar-nos em um homem novo, em uma mulher nova, um menino novo uma menina nova. Largar tudo de errado que estamos fazendo, deixar de sermos omissos, isto é, deixar de sermos preguiçosos ou indiferentes com relação às coisas de Deus, e partir para o trabalho missionário de uma das pastorais de nossa paróquia. Porque é muito cômodo aos domingos ir à missa, rezar, comungar, ajudar na hora da coleta, e voltar para casa feliz da vida, por achar que já cumprimos o nosso dever de cristão. E durante a semana, até nos esquecemos do sermão do padre, nos esquecemos até de que somos cristãos.
Na parábola da figueira, Jesus nos diz que ser cristão é produzir frutos. E produzir frutos é fazer a vontade do Pai. E a vontade do Pai é que amemos uns aos outros, que tratemos uns aos outros como nós gostaríamos de sermos tratados por eles, fazer a vontade do Pai é levar Deus ao irmão. Pelo exemplo, pelo testemunho e de preferência pela palavra. Estou me repetindo, sim. Porque o que é fundamental e divino em nossa vida deve ser repetido. Jesus repetiu muita coisa, os evangelhos se repetem. Por isso eu vou repetir aquela reflexão sobre o tema nascer do espírito.
Minha irmã, meu irmão. Nascer do Espírito é nascer ara uma vida nova sem egoísmo, sem inveja, sem sentimento de vingança, sem ódio e de muita oração e meditação na palavra de Deus. É aquele que deixa de ser cristão apenas na hora da missa, para ser cristão 24 horas, mesmo tendo que gerenciar e cuidar da sua vida pessoal. Mas isso é possível? Sim, claro! Pois estando unido a Deus, sintonizados naquele que pode tudo, também podemos realizar muita coisa.
Nicodemos, assim como nós hoje tem dificuldade para entender ou aceitar a proposta de Jesus, por viver muito ligado às coisas terrenas, ao contrário de Jesus que vivia as coisas celestes. Como é grande também a nossa dificuldade às vezes de entender os desígnios de Deus. Podemos nos revoltar quando queremos tanto uma determinada coisa e não a conseguimos. Deus não nos dá aquilo, mas nos proporciona outra, ou outras coisas que nem as pedimos por não achar que eram necessárias à nossa existência. Isto acontece por que somente Deus é que sabe o que é bom para nós. Principalmente nós missionários da palavra de Jesus, com certeza somos monitorados 24 horas por Deus, e teremos tudo o que precisarmos para realizar com eficiência a nossa missão: a sobrevivência, necessária proteção, inspiração e também compensação por responder aos chamado dele participando do seu plano de amor e de salvação para com a humanidade
Sal
Nenhum comentário:
Postar um comentário