BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mar. de 2010

Eu e o Pai somos um.

27 DE ABRIL


João 10,22-30

Este texto relata um incidente que acontece na festa da Dedicação do Templo, sob o pórtico de Salomão. Entendamos:

- Festa da dedicação

No ano 164 a.C., Judas Macabeu purificou o templo de Jerusalém e erigiu o altar, profanado três anos antes pelos sírios. Celebrou esse ato com uma festa que durou oito dias, a festa da dedicação, e estabeleceu que esses dias fossem celebrados a cada ano, de igual modo e na sua data própria, ou seja, a partir do dia vinte e cinco, do mês de Casleu, que ao mês de dezembro. Era inverno na região. Esta festa é também conhecida como festa das luzes, em virtude do costume de se iluminar ruas e casas para a festa.

- Pórtico de Salomão

Galeria que se situava ao lado leste do templo, com vista para Cedron. Era o local mais apreciado pelos cristãos e aparece em várias controvérsias entre judeus e cristãos.

Nesta situação, a questão em debate é se Jesus é o Messias.

Em sua resposta, Jesus coloca outra questão: Ele é o Filho único de Deus.

O que mais pode Ele oferecer como prova de que suas obras são feitas por intermédio do Pai e de que essas mesmas obras são a revelação do Pai? Por mais que fale e exemplifique os adversários de Jesus não crêem que suas obras dão testemunho de sua filiação divina. Não podem crer, pois “para crer em Jesus é necessário aderir interiormente a Ele, ser ‘do alto’ (8,23), ‘de Deus’ (8,47), ‘da verdade’ (18,37), ‘do número de suas ovelhas’ (10,14). A fé supõe uma afinidade espiritual com a verdade (3,17-21; cf. At 13,48+; Rm 8,29s).” (A Bíblia de Jerusalém)

Jesus encerra a questão revelando o grande e profundo mistério da unidade:

- Eu e o Pai somos um.

João pretende mostrar que Jesus é Aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo. Ele próprio é suficiente para substituir a festa da Dedicação.

Cecilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário