12 de Abril - segunda
Evangelho - Jo 3,1-8
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 'Em verdade, em verdade te digo,se alguém não nasce do alto,não pode ver o Reino de Deus'.
Nicodemos quer saber o que significa nascer do alto. Ora. Nascer do alto é estar conectado em Deus e no seu plano de salvação. É viver para as coisas lá de cima, é buscar o reino de Deus em primeiro lugar pois o resto teremos de acréscimo. Nascer do alto é confiar na mão poderosa de Deus. É trabalhar para a salvação dos irmãos que estão vivendo uma vida de pecado. Aqueles que por várias razões saíram do caminho de Deus, e estão sem perspectivas de voltar. Sendo que existem alguns casos que parecem não ter mais solução. Nascer do alto é estar comprometido com as coisas do alto, ou seja, com as coisas do nosso Pai, como disse Jesus Menino em resposta à sua mãe do dia em que havia ficado no Templo discutindo com os doutores da Lei.
VEJAM AGORA O BELÍSSIMO COMENTÁRIO DO Padre Jonas Abib
Nicodemos perguntou: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?" (Jo 3,4). Jesus logo respondeu: "Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus" (Jo 3,5). Não é uma condenação, mas quem não nascer de novo da água do Batismo não poderá entrar no reino de Deus, não sentirá gosto, não será tocado.
Diga para você mesmo: "É necessário, para mim, nascer do alto, nascer do Espírito. Quanta gente não nasceu do alto!" Muitos nasceram da água porque foram batizados, mas estão como uma torneira fechada. Quanta gente ainda não teve a graça de receber a efusão do Espírito Santo. Uma coisa é você ter o Espírito, outra é o Ele ter você a ponto de conduzir a sua vida de tal maneira, que você precise estar cheio d'Ele para que possa agir com os dons que há em você.
A sua inteligência, a sua criatividade, o seu otimismo, tudo isso são coisas suas, não dá para separar de você. Quanta gente quer o Espírito Santo, mas não quer saber nada dos dons. Isso não é possível, pois quando você nasce da água, você o recebe, mas tem que chegar um momento em que Ele vai explodir dentro de você. Fluirão rios de água viva de dentro de você.
Muitos pais e mães nasceram do alto, mas o filho dessa família vive a vida dele bem do jeito que quer. Outros estão totalmente distante disso, eles são filhos de filhos de Deus. Mas o que é um filho de filho? É um neto. Por isso eu digo que Deus não tem netos. Ele quer que todos nasçam da água e do Espírito como eram os primeiros cristãos. Muitas vezes, eles foram perseguidos, enfrentaram os martírios, mas eram cristãos fortes, alegres, eram bem-aventurados.
Deus quer que todos nós sejamos bem-aventurados. Mais do que felizes, precisamos ser alegres, cheios de vida, de paz, sabendo enfrentar os problemas.
"Deus me quer um bem-aventurado, Ele me quer filho, porque Deus não tem netos. Se eu até agora era neto, vou querer ser filho, vou nascer da água e do Espírito.
Isso pode acontecer hoje, basta você querer e pedir, que Jesus lhe dá. Ele já nos deu a Páscoa e vai nos dar mais até o dia de Pentecostes, porque ele quer que sejamos homens e mulheres cheios do Espírito Santo.
O início dos dons é orar em línguas. O Pai quer que você seja filho cheio do Espírito Santo e que você ore como está na Bíblia, com gemidos inefáveis.
No dom de línguas, o Espírito Santo ora em nós. Nós soltamos a voz com gemidos, mas quem realmente está orando, é Ele. As necessidades que a gente nem conhece, ou que conhecemos, mas não sabemos como pedir, o Espírito ora em nós segundo a vontade de Deus e a nossa necessidade. É isso o que o Senhor quer para você.
"Eu quero ser filho, nascer da água e do Espírito. Batiza-me Senhor, no seu Espírito".
Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário