BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de mar. de 2010

Judas trairá Jesus. Pedro Negará Jesus.

30= de março

Reflexão - João 13, 21-33.36-38

Judas trairá Jesus. Pedro Negará Jesus.

Jesus está a mesa com seus discípulos, e conversando com eles diz que um deles o trairá. E Jesus com gesto de carinho como era o costume naquele tempo, dá um pedaço de pão passado no molho e aponta o traidor, Judas Iscariotes, e diz: “O que tens que fazer, executa-o depressa.” (Jô 13, 27). Judas se retira do local rapidamente, para colocar em prática o que havia combinado com os sacerdotes. Jesus está pronto para se entregar. Porém, antes Ele mostra então a maldade de Judas. A atitude de Judas no final seria para o nosso bem, seremos resgatados para vida, e disso Judas não tinha consciência, egoísta como era, pensou só no dinheiro que receberia por trair Jesus. Quem nunca se perguntou por que Judas fez isso? Judas era uma daquelas pessoas que não entendeu, não acolheu a mensagem de Jesus. Ele esperava um Messias guerreiro, glorioso, que os libertaria do Império Romano, que destruiria o inimigo. Porém, como seguidor de Cristo, sabia que ele anunciava um reino de paz, de fraternidade, de justiça, de partilha, e igualdade. Jesus fala também que Pedro o negará. Jesus sofre também por causa desses dois discípulos, porém a traição de Judas glorificará Jesus, o filho do Homem, e será a manifestação plena de seu amor por nós.

Assim como Judas e Pedro nós também traímos e negamos Jesus, quando pecamos, quando erramos, quando nos esquecemos de agradecer, ou quando temos vergonha de assumir que acreditamos Nele e somos seus seguidores, e a cada vez que não somos fieis ao evangelho, aos ensinamentos de Cristo. Não vamos aqui condenar e julgar Judas e Pedro. Vamos refletir sobre tudo o que nos leva a negar e a trair Jesus. Refletir também sobre as nossas reações quando somos traídos, excluídos, negados e desprezados, quando sou Judas ou Pedro.

Tanto Pedro quanto Judas se arrependeram, mesmo tendo sido avisados por Jesus do que fariam. Judas não desistiu da traição e Pedro negou Jesus. Fizeram suas escolhas. Jesus conhecia seus discípulos e suas fraquezas, e da mesma forma ele nos conhece também. Porém, quando reconheceram que tinham errado veio o arrependimento, e cada um teve uma reação diferente. Pedro reconheceu seu erro, sofreu, mas teve muita coragem de voltar e pedir perdão. Judas, também arrependido devolveu o dinheiro, fruto de sua ganância, mas não teve a mesma coragem pedir perdão, não voltou. Quantas vezes temos a mesmas atitudes. Falta-nos coragem para pedir perdão. É difícil reconhecer que erramos, é difícil pedir perdão, como também é difícil perdoar. Ouçamos Jesus, seus sinais de alerta. O Pai em sua infinita misericórdia nos perdoa, nos quer de volta, vamos abrir nossos corações para acolher e amar nosso próximo, como Jesus nos amou e nos ama.

Um abraço a todos.

Elian

Oração:

Pai, fazei-me viver em sintonia com Jesus, de modo que meus preconceitos não venham a influenciar minha adesão a Ele. Aproxima-me de Jesus despojando-me de minhas idéias preconcebidas, a fim de que eu possa reconhecer o sentido de sua presença no meio de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário