BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de mar. de 2010

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

30 de Abril

Evangelho - Jo 14,1-6

“...para onde eu vou, vós conheceis o caminho.Tomé disse a Jesus:Senhor, nós não sabemos para onde vais.Como podemos conhecer o caminho?Jesus respondeu:
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida .Ninguém vai ao Pai senão por mim.

Jesus é o canal, o caminho que no conduz, que nos leva ao Pai, que nos leva à Vida Eterna. Não tem outro meio, não existe outro caminho par irmos ao Pai. Respeitamos a liberdade humana de criar outros caminhos, mas infelizmente, a verdade é esta. E ela foi dita por Jesus.

Jesus praticamente está se despedindo dos discípulos pois está chegando a sua hora de voltar para o Pai. Mais antes, ficará por perto a disposição dos apóstolos por mais um tempo após a ressurreição.

É seguindo seus ensinamentos, e participando frequentemente da Eucaristia, que nos preparamos para um dia trilhar o caminho da Casa do Pai.

CONCLUSÃO

Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele. (CNBB)

Prezados irmãos, leiam a bela reflexão de José Cristo Rey Garcia Paredes, a respeito da importância da vida da graça, através da participação da Eucaristia.

É estranho que o momento em que muitos de seus discípulos romperam com Jesus foi precisamente aquele em que Jesus lhes anunciou que ia lhes entregar seu Corpo e seu Sangue como alimento e bebida de salvação. Apenas Jesus lhes comunicou, muitos deles o abandonaram. E aos poucos que ficaram Jesus perguntou: "Também vos quereis partir?”

Em nossas eucaristias temos uma sensação estranha. Chama a atenção, as vezes, o pequeno número de pessoas que participam na comunhão do Pão Eucarístico. Chama a atenção em outras ocasiões, como a maioria dos que estão no templo, se aproximam para comungar sem - parece - suficiente discernimento.

Em todo caso, o que afasta muitos crentes, não é precisamente a participação ou não da comunhão eucaristia, mais o desacordo com os mandatos e prescrições da Igreja, ou a conduta e a doutrina de seus pastores. O silencioso abandono da Igreja se deve a desacordos fundamentais na fé e nos costumes. Porém, no Evangelho de hoje nos é dito que não foi quando Jesus falou de moral, ou de costumes, que os discípulos o abandonaram, mais justamente quando lhes falou da Eucaristia. Essa linguagem acharam intolerável! A partir desta situação nos é formulada, neste domingo, a pergunta: o que há na Eucaristia de inaceitável, o que pode causar semelhante afastamento entre Jesus e sua comunidade?

A Eucaristia nos fala de forma peculiar que teve de ser Jesus nosso “Messias”, do caminho que Ele escolheu para nos libertar de todos os nossos males. A verdade é que Jesus é salvador da forma mais inesperada e alternativa.

Espontaneamente nós esperamos outro tipo de salvação, outra caminho para resolver nossos problemas. O que salva é sempre - pelo menos assim nós pensamos em nosso subconsciente - é aquele que dispõe do poder, que é capaz de resolver os problemas, que mostra uma grande eficácia e se impõem sem dificuldades.

Até mesmo hoje, 21 séculos depois da vida de Jesus entre nós, podemos nos perguntar em que medida Jesus foi capaz e segue sendo salvador do mundo: o que foi redimido? Onde está a redenção? Onde nos redimimos? Que experiência de redenção em quem está padecendo da guerra de Israel e o Líbano, em quem perdeu seus seres queridos no acidente ferroviário de Palencia, ou no avião destroçado por um raio na Ucrânia, ou nesse morrer silencioso de quem abandona seus países buscando uma vida mais digna... Onde está a redenção?

Jesus não prometeu e seus discípulos um caminho de êxitos. Implicou a Eucaristia em seu aparente fracasso: "se não comeis a carne do Filho do Homem e não bebeis seu sangue, não tereis vida em vos”. Comer a carne e beber o Sangue do Filho do homem não era - modo algum - uma proposta absurda - canibal -, por parte de Jesus. O Mestre sabia explicar-se muito bem e não dava causa a uma interpretação dessas. Seus discípulos o entenderam muito bem. Jesus lhes mostrava que o caminho messiânico, não era o esplendoroso caminho do Filho de Davi, que restaura a monarquia e assume todos os poderes, mais o caminho humilde do Filho do Homem, que renuncia a violência, não tem onde reclinar a cabeça, que será executado, que entregará seu corpo e seu sangue. Comungar com este “Messias” é identificar-se com um projeto de vida e de missão, para a qual nos todos sentimos uma repulsa natural. Quem quer empreender um caminho de fracasso, de diminuição? Quem deseja identificar-se com o grão de trigo que morre?

Comungar o pão e o vinho do Filho do Homem é abandonar-se.
E identificar-se com seu destino. Estais dispostos a beber do cálice que eu vou beber? Quem quiser me seguir, que se negue a si mesmo.

Quando a participação na Eucaristia expressa este aprofundamento, a eucaristia se torna perigosa, inquietante. Comungar se torna em algo assim como um “voto de martírio”, um abandono sem calcular as conseqüências da vontade de Deus. Comungar é, então, crer que somente o grão de trigo caído na terra e morto dá fruto. Esse é um ato de fé no Messias da humildade, no grande herói do desapego, que foi Jesus. É confiar ...que o Filho do Homem, ao terceiro dia - não mais tarde - ressuscitara e que a salvação virá depois do trágico, porém breve, fracasso.

Não nos acostumar à Eucaristia! É um caso sério. É um acontecimento martirial com o qual tentamos entrar em contato intimo. Não seria espontâneo em mais de uma ocasião, evitar a comunhão e exclamar uma vez como exclamou Jesus: "se for possível, afaste de mim este cálice, este pão eucarístico”...?

É necessário levar muito mais seriamente a participação na Eucaristia. É o momento em que “damos a palavra”, ratificamos a “Aliança”. Fazer da Eucartistia um espetáculo... sem aliança, sem compreender o dom que recebemos e sem nos comprometer com o dom, é profanar o mais sacrossanto que nos é entregue.

Quando da Eucaristia se faz um espetáculo - e tantas vezes o temos feito para adornar nossas celebrações burguesas -, nos estranha que muitos tendem a participar delas como se de um espetáculo se tratasse? Quando da Eucaristia fazemos uma obrigação “numérica”, nos fazemos que perca a “qualidade”? A superficialidade de alguns ministros na hora de conduzir a celebração, a atitude hierática teatral de alguns outros, não favorecem um tipo de celebração no qual o Mistério do Filho do Homem e de sua luta contra o Mal é escondida?

Não nos preocupa se são poucas ou muitas pessoas que paricipam da Eucaristia ou comungam. O que nos preocupa de verdade e se quem participa nela esta disposto, como a casa de Josué, a viver a Aliança nova e eterna como sério compromisso de vida. Se quer seguir Jesus, a este Jesus, Filho do Homem, até ao final...

José Cristo Rey Garcia Paredes

2 comentários:

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir