BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de mar. de 2010

Jesus cura um paralítico.

16=de março

Evangelho (João 5, 1-16)

O ambiente no templo de Jerusalém é de festa. Uma festa religiosa dos judeus. Jesus não fica no Templo, Ele está no local onde se encontraram os excluídos, os marginalizados os doentes, que não podiam entrar no Templo. Existia em Jerusalém uma fonte que tinha uma a piscina, e os pagãos acreditavam que um anjo de Deus descia e agitava as águas, e quem chegasse primeiro seria curado. Ali ficavam muitos doentes, cegos, coxos, paralíticos, a religião judaica excluía a todos eles, e Jesus estava lá com aquelas pessoas que buscavam a cura para seus males. Jesus se aproxima de um paralítico que estava ali há 38 anos, e pergunta se ele que ser curado. Ao fazer esta pergunta Jesus desperta naquele homem a esperança e a fé de uma vida nova. O homem responde a Jesus que não tem quem o leve até a piscina, e sempre alguém passa na frente dele quando se aproxima. Jesus diz a ele: “Levante-te pega na tua cama e anda”. O homem foi curado. Isso aconteceu num sábado. E para os judeus não era permitido carregar a própria cama num sábado. Tendo o homem falado que Jesus o havia curado, Jesus começou a ser perseguido pelo que havia realizado.

Há 38 anos aquele paralítico estava ali tentando chegar na piscina, e ninguém o ajudava, mas ele confiou sempre, esperou o seu momento. Jesus foi o primeiro, a se aproximar, a conversar, ofereceu ajuda e curou aquele homem que demonstrou o desejo, teve fé e quis ser curado. E Jesus pede para que ele não peque mais. Jesus é a verdadeira fonte de vida e salvação para todos, sem exceção. Porém, como o paralítico, devemos querer, desejar a cura, a libertação dos nossos males, de nossos pecados. Jesus está disposto a nos ajudar. Mesmo que estejamos sozinhos, e não conseguimos a ajuda de ninguém, não devemos desanimar. Devemos ter esperança sempre, no momento propício Deus agirá.

Muitas pessoas têm fé, mas por viver em pecado, se sentem paralisadas, e não conseguem voltar e caminhar novamente para o Pai. Você nunca encontrou alguém necessitando de ajuda? Qual sua foi sua atitude? Não deu atenção, porque você também precisava de ajuda? Ou fez como Jesus, que parou, se aproximou, conversou, perguntou oferecendo sua ajuda? O evangelho chama atenção para o nosso individualismo, cada um buscando a solução para os seus problemas, não se permitindo ser solidário com o próximo. Às vezes não percebemos que ajudando o próximo estamos resolvendo muitos de nossos problemas. Sozinhos nós não venceremos, ouçamos Jesus perguntando: “Queres ser curado?” A Palavra de Cristo é a luz que nos mostrará o caminho da salvação, da libertação, da vida e da paz.

Oração:
”Pai, aproxima-me de Jesus, de quem jorra a fonte da vida, para que eu possa ser curado de todas as doenças e enfermidades que me afastam de ti. Torna-me sensível para eu reconhecer que, pela morte e ressurreição de Jesus, o Pai possibilitou a minha salvação.”

Um abraço a todos

Elian

2 comentários:

  1. É uma benção esse blog pois nos ajuda na interpretação da Palavra de Deus ou melhor, na vivencia da Palavra.Que o Espírito Santo os ilumine sempre e os conduzam nessa trajetória de ser canal da Graça e do Bem que procede do Evangelho.Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. MARIA ELIAN- GOSTEI MUITO DA SUA REFLEXÃO.

    MEU NOME É SALVIANO

    ResponderExcluir