BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de mar. de 2010

Partilha e solidariedade que salva

04=de Março - quinta

(Lucas 16, 19-31)

esus dirige a parábola de hoje, para os fariseus, representantes da religião judaica. Mas com certeza estavam presentes seus discípulos, e a multidão que o seguiam, poderiam estar ali os pecadores, os publicanos, os excluídos e oprimidos. Temos dois personagens centrais, o homem rico e o pobre Lázaro. Que representam perfeitamente os ricos esbanjadores da nossa sociedade, e os carentes que sofrem as conseqüências por serem pobres, vivendo de forma desumana. Lembra do abismo imenso que separam os dois, isso porque o rico não sai de mundo confortável para ver o pobre que está sua porta esperando por suas migalhas. Como consta no evangelho após a morte o pobre consegue sua salvação o que não acontece com o rico. Isso não que dizer que todo rico esteja condenado e que somente os pobres conseguirão a salvação, mas nos alerta quanto as escolhas que fazemos. Nesta passagem temos um rico que provavelmente não acreditava em Deus, egoísta, indiferente e incapaz de ver ao seu lado um pobre, doente e sofredor, simplesmente é indiferente ao sofrimento alheio, e um pobre que tinha esperança em Deus. Vale lembrar que o os fariseus acreditavam que suas riquezas eram bênçãos de Deus, e a pobreza e as doenças eram castigos pelos pecados.

Com ensinamento de hoje, fica bem claro que devemos aproveitar a oportunidade de fazer o bem nesta vida, é aqui e agora que preparamos nossa vida futura. E vivendo bem o meu presente, sendo solidário e misericordioso com os outros, é que eu me preparo para fazer parte do Reino de Deus, da vida eterna. A minha salvação depende das minhas atitudes aqui e agora. Se não estou agindo conforme a vontade do Pai, tenho tempo para rever e transformar minha vida. Deus em sua infinita misericórdia espera e deseja nossa conversão todos os dias e assim nos prepararmos para eternidade. Jesus nos alerta também quanto ao fanatismo religioso exagerado dos fariseus conservadores e suas observâncias legalistas e opressoras.

É fundamental que tenhamos entendido a necessidade da partilha e da solidariedade, que não devemos ter o coração endurecido para ouvir a Palavra de Deus, lembrar que o outro existe, que devemos lutar por uma sociedade e uma economia fraterna e solidária, onde todos possam ter uma vida digna. A nossa verdadeira riqueza é a vida eterna, então vamos aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, e deixarmos de ser egoístas, preconceituosos, e viver a vida em comunhão com o irmão, nos transformando e buscando construir uma nova sociedade, de acordo com o projeto de Deus.

Prece
Espírito de inteligência, dá-me a graça de compreender que o caminho da salvação passa pelo amor desinteressado ao próximo. Pai, não permitas que nada neste mundo me impeça de ver o sofrimento de meu próximo e fazer-me solidário com ele.

Um abraço a todos.

Elian

Nenhum comentário:

Postar um comentário